Publicidade
Início Blogueria Facilidade não combina com cibersegurança

Facilidade não combina com cibersegurança

0
Publicidade

Vivemos em mundo pautado pela facilidade. As empresas, em um movimento de padronização e até de terceirização das suas responsabilidades com a segurança da informação, muitas vezes recorrem a alternativas que, inicialmente, se mostram mais baratas e simples. No entanto, com o decorrer do tempo, das entregas e das demandas, se revelam complexas e bem mais caras. Como diz o ditado: “soluções simples para problemas complexos”. 

Logicamente que internalizar toda uma arquitetura de cibersegurança é um grande desafio. A começar pelas pessoas, já que existe um baixo nível de formação de profissionais no Brasil. Não me refiro apenas à qualidade, mas, sim, também à quantidade. Um estudo da Vanson Bourne, research especializada em tecnologia, com aproximadamente mil profissionais de cibersegurança, publicado em maio revela que 30% deles querem mudar de profissão: especialistas da Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e EUA que trabalham em diversos setores fizeram essa declaração em suas entrevistas. Um total de 85% acreditam que a escassez de mão de obra afeta as habilidades de suas organizações para proteger sistemas e redes de informação cada vez mais complexos. 

É o que reforça o relatório Global Cybersecurity Outlook 2022, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, indica que até 2030, o setor global de tecnologia terá uma escassez de mão de obra de 4,3 milhões de profissionais. Quando o levantamento questionou os quase 1.000 membros sobre as estratégias de defesa da empresa para responder e se recuperar de um ataque cibernético, 50% dos entrevistados acham difícil devido à escassez de habilidades dentro das equipes. 

As empresas, com a falta de profissionais para comandar e suportar sua arquitetura de segurança, acabam por recorrer à terceirização completa de seus nichos e nem sempre têm a noção objetiva do que isso acarreta. É tudo uma questão de time to market. Projetos rápidos, de baixo custo e processos atropelados. Quem sofre com isso? A área de segurança. Esta que tem investimento ligada à TI que, normalmente, prefere terceizirar esta infraestrutura do que fazer treinamentos, buscar soluções, montar uma estrutura em casa. Claro, são escolhas. Decisões complexas. 

É nesta complexidade que se fomentam dúvidas. E aí que se criou a situação perfeita para os cibercriminosos. Um ambiente desprotegido, um usuário final sem conhecimento e uma equipe de segurança sobrecarregada – o resultado é inevitável. Uma violação de dados ou incidente de ransomware, um vazamento de dados…é quase certo. O prejuízo? Altíssimo. E isto afetou drasticamente a postura de segurança das organizações. 

É preciso fazer a lição de casa. O treinamento e a experiência fornecem aos gerentes de segurança cibernética as informações de que precisam para saber o que estão enfrentando para que possam agir de acordo. Devemos focar no aprendizado, no que estamos aprendendo hoje versus o que ainda não sabemos. Buscar parceiros no mercado que, de fato, auxiliem na construção de uma sólida camada de segurança para a empresa em vez tomar atitudes simplistas. Lembre-se: facilidades não combinam com cibersegurança. 

Thiago Marques, especialista em cibersegurança e sócio da Add Value Security. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile