Meu Futuro Digital e Generation criam projeto para a inclusão de jovens no mercado de tecnologia

0

Com foco em capacitar jovens em situação vulnerável e inseri-los na área de tecnologia, o Meu Futuro Digital, projeto que desde 2019 visa a inclusão de jovens da área de STEM no mercado de trabalho de Tecnologia, uniu-se com a ONG Generation Brasil na edição especial da iniciativa #OTechTaOn com foco naqueles que participaram da OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, no ensino médio. Após o período de treinamento, esses jovens serão contratados por empresas parceiras como a multinacional alemã GFT e a NTT Data.  

Durante doze semanas e 440 horas de curso os jovens selecionados participarão de aulas e treinamentos sobre o mundo da tecnologia, aprendendo desde os fundamentos da computação até a programar com a linguagem Java + Spring. Além dessa oportunidade, o projeto também apoia seus estudantes com notebooks, voucher de alimentação e todo apoio sócio emocional necessário.  

Essa iniciativa é um reflexo do cenário deste mercado, que possui uma alta demanda, mas ainda possui dificuldade de encontrar profissionais capacitados. De acordo com a BRASSCOM, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, até 2024 a busca por profissionais de TI será de 420 mil especialistas, porém, apenas 46 mil pessoas são formadas por ano nesta área no Brasil.  

Rubem Duek, presidente do Meu Futuro Digital, comenta a importância de projetos como esse para o mercado. "Neste projeto piloto focamos na atração de jovens talentos em exatas que tem grande aptidão para a área tecnológica. Temos verdadeiros diamantes brutos que não tem oportunidades e que precisamos atrair para esse mercado muito promissor. Nosso próximo passo é expandir esse programa para todo Brasil.". 

"O problema do apagão de talentos na área de tecnologia requer um trabalho de rede, de colaboração e inovação. A turma exclusiva OBMEP é um marco importante nesse sentido e com muito potencial. Nasceu de nossa parceria como o MFD, e somamos esforços com Fundação Behring e empresas como GFT e NTT Data. É a nossa primeira turma que contempla todo o Brasil. Estamos muito animados em oferecer oportunidades para novos talentos que com essa chance tem uma possibilidade real de acessar uma carreira que poderá mudar suas trajetórias", conta Adriana Carvalho, CEO da Generation Brasil, sobre a parceria. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.