Para TelComp, Lei do Silêncio Positivo é peça fundamental para avanço da conectividade no Brasil

0

A Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) destaca como imprescindível ao avanço da conectividade no Brasil a sanção feita nesta quinta-feira, 28, pelo Presidente da República da lei do Silêncio Positivo (Lei 14.424/ 2022), que regula o licenciamento tácito para a instalação de infraestruturas de telecomunicações, como o 5G, por exemplo.

A lei do Silêncio Positivo estabelece o prazo de 60 dias, a partir da apresentação do requerimento ao órgão público municipal, para instalar a infraestrutura de telecomunicação. Caso o poder público não retorne dentro desse prazo, a lei autoriza a liberação para instalação de antenas.

Até então, as empresas de telecomunicações solicitavam o licenciamento da infraestrutura às prefeituras e, geralmente, aguardavam de seis meses a dois anos para obter a licença. Com a nova lei, as companhias poderão instalar as infraestruturas de telecomunicação com segurança jurídica, sempre seguindo as regras municipais de ocupação do solo.

"A demora nas licenças era um problema crônico e histórico no nosso país. A partir de agora, o processo de licenciamento de infraestrutura de telecomunicações será ágil, o que é fundamental para levar conectividade a todo o território brasileiro, especialmente com a chegada do 5G no país, que demanda a instalação de antenas que suportem essa nova tecnologia", finaliza Luiz Henrique Barbosa, presidente executivo da TelComp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.