Procon-SP notifica Santander sobre instabilidade no app

0

O Procon-SP notificou o Banco Santander Brasil pedindo explicações sobre a instabilidade apresentada pelo aplicativo da instituição e sobre serviços que ficaram fora do ar. Conforme notícia veiculada na imprensa, consumidores reclamaram ontem (25/7) sobre o problema.

O órgão de defesa quer que o banco informe até o dia 29/7 quando o problema foi constatado, o que foi feito — informando de forma detalhada os procedimentos relativos aos protocolos de segurança implementados — quais os serviços atingidos, que tipo de transações e operações foram comprometidas, quantos consumidores foram afetados e quais impactos sofreram.

O Santander também deverá informar quantas reclamações foram registradas; se os consumidores estão sendo direcionados para célula específica de atendimento; além de explicar como o consumidor afetado pelo problema poderá fazer para exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento etc. e se há um canal alternativo para esses casos.

Lei Geral de Proteção de Dados — Lei 13.709/18

O Santander deverá informar se o problema afetou o seu banco de dados e que tipo de informações foram comprometidas.

O Procon-SP quer ainda que a empresa esclareça se adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme o artigo 46 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); se realizou treinamento dos seus colaboradores sobre a aplicação da LGPD e se tem um encarregado de dados nomeado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.