Com apenas alguns meses no mercado, as MVNOs (Mobile Virtual Network Operators) norte-americanas, que reempacotam o serviço móvel com marca própria, ficaram abaixo das expectativas de suas controladoras.
A Disney Mobile, que iniciou operação em abril nos Estados Unidos, desistiu de lançar o serviço no Reino Unido. A razão, segundo a companhia, seriam dificuldades de atingir os clientes por meio do varejo na região, mas analistas afirmam que a decisão é um reflexo de tempos difíceis enfrentados pelo serviço em seu próprio país.
A Mobile ESPN espera a adesão de 30 mil assinantes neste ano, quando originalmente o plano era conseguir 240 mil usuários. Segundo a Merrill Lynch, a Disney, que opera os serviços Disney Mobile e Mobile ESPN, deve ter perdas de US$ 135 milhões no ano fiscal de 2006.
Os executivos da Disney afirmam que vão manter o serviço, mas admitem que os resultados dos últimos seis meses ficaram abaixo das expectativas. Relatórios da Sprint Nextel, que aluga capacidade para MVNOs, incluindo a Disney Mobile e Mobile ESPN, Helio e Virgin Mobile, registrou uma queda de 5% em seu tráfego por atacado.