Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasil tem mais de 10 milhões de PCs com tecnologia defasada, aponta...

Brasil tem mais de 10 milhões de PCs com tecnologia defasada, aponta Intel

0
Publicidade

Embora esteja entre os maiores mercados de PCs no mundo, o Brasil ainda tem uma boa parcela da população utilizando tecnologias ultrapassadas. Relatório elaborado neste ano pela Intel do Brasil aponta que, dos 118 milhões de computadores em uso no país — entre desktops e notebooks —, 10,4 milhões, ou 9% do total, têm mais de quatro anos de uso. A fabricante de chips alerta que a desatualização do parque de máquinas pode gerar gastos extras com consumo de energia elétrica e manutenção, além de perda de produtividade e eficiência tanto de usuários domésticos quanto corporativos.  

No setor corporativo, a defasagem dos computadores diminui a produtividade dos funcionários, sobrecarrega os departamentos de TI e infla os gastos com infraestrutura. As pequenas e médias empresas com computadores com mais de quatro anos, por exemplo, podem perder até R$ 1.364 por ano por computador com despesas extras com reparos e manutenção (48% a mais do que um PC novo) e ter até 31% a mais de custos anuais com atualizações e uma perda até duas vezes maior de produtividade devido a máquinas excessivamente lentas e sistemas que não respondem aos comandos na velocidade necessária.

O elevado número de equipamentos obsoletos no país contrasta com a tendência de queda nos preços — de acordo com dados do IBGE, os computadores ficaram 61% mais baratos nos últimos dez anos — e também com a onda de inovação que tomou conta do mercado de PCs recentemente, com a chegada de interfaces touchscreen, um aumento drástico na eficiência energética e na vida de bateria de computadores móveis, além do lançamento de máquinas ultraportáteis e também de modelos conversíveis, que unem características de tablet e notebook.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile