Sem neutralidade de rede, usuário terá acesso a outra coisa, não à internet, diz advogada

0

Durante audiência pública sobre o Projeto de Lei 2.126/11, que estabelece o marco civil da internet, promovida nesta quarta-feira, 28, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, especialistas foram unânimes ao dizer que é preciso garantir ao internauta acesso completo e sem nenhum tipo de discriminação a todos os serviços na internet. O ponto defendido pelos participantes do debate é a chamada neutralidade de rede, conceito que estipula que os provedores de acesso têm de tratar igualmente qualquer tipo de comunicação pela internet, não podendo bloquear ou dificultar o tráfego de dados "sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo", exceto em decorrência de requisitos técnicos, em situações de emergência ou nos casos que necessitarem de regulamentação".

As empresas que vendem pacotes de acesso à internet se opõem a essa regra, sob alegação de que isso as impedirá de comercializar o acesso a apenas alguns serviços, como redes sociais e e-mail, como já fazem hoje.

De acordo com a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti, o conceito de neutralidade se relaciona ao "acesso pleno à rede". Para ela, falar da internet como um dos direitos humanos implica falar de livre acesso a bens culturais, conteúdos científicos, serviços comerciais e financeiros e a plataformas de participação nos processos democráticos. "Se escolhemos a que o usuário terá acesso, ele não terá mais acesso à internet, mas a algo diferente", declarou.

Privacidade

Outro tema abordado no debate foi a privacidade do usuário. O diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko, elogiou o projeto por contextualizar o conceito de privacidade, estabelecendo critérios sobre que dados provedores e sites podem armazenar. "A privacidade é contextual, pois cada um tem o direito de saber algo de mim dentro de certo contexto", disse, apoiando a proibição de que os provedores monitorem todos os passos do internauta na rede.

Presente na audiência, o relator do projeto na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PT-RJ), pediu aos senadores que pressionem os deputados pela aprovação do marco civil. Ele destacou o interesse que o tema desperta, já que o projeto recebeu mais de duas mil sugestões de emendas quando esteve em consulta pública no site da Câmara.

Molon disse ainda que um dos grandes desafios é explicar o projeto a toda à sociedade e afirmou que o objetivo é justamente resguardar as características atuais da internet, como a horizontalidade, a liberdade de expressão e a inovação. "Precisamos da lei para que a internet continue sendo o que ela é. Práticas de mercado colocam em risco o futuro da internet", argumentou. A segunda audiência sobre o tema será realizada na próxima terça-feira, 3. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.