Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas de smartphones superam as de celulares comuns pela primeira vez no...

Vendas de smartphones superam as de celulares comuns pela primeira vez no Brasil

0
Publicidade

As vendas de telefones celulares no Brasil totalizaram 15 milhões de aparelhos no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da IDC. Do total, 54% foram smartphones e 46% celulares tradicionais, chamados de “feature phones”. Enquanto as vendas de smartphones cresceram 110%, os celulares tradicionais tiveram uma retração de 35%. Segundo a consultoria, esta é a primeira vez que os smartphones ultrapassaram os celulares comuns no mercado brasileiro.

Dos 8,3 milhões de smartphones vendidos entre abril e junho, 90% eram dispositivos com sistema operacional Android. Os dados da IDC apontam ainda um significativo aumento da quantidade de celulares inteligentes multi-sim, que há um ano representavam 15% do mercado e hoje correspondem a mais de 40%.

“Este impressionante crescimento dos smartphones se deu por vários movimentos distintos e complementares, como a ampliação do mix de produtos em diferentes faixas de preço por parte dos fabricantes, o aumento das promoções e a maneira como os aparelhos estão sendo expostos tanto na operadora como no varejo”, comenta Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil. Ele também destaca o inicio da aplicação da desoneração fiscal (MP do Bem) para os produtores locais de smartphones como um fator importante, diminuindo os preços na ponta e alavancando as vendas.

O preço médio dos smartphones, que estava em torno de US$ 316 no primeiro trimestre, caiu para US$ 240, o que explica em parte a explosão de vendas e o fato desses dispositivos terem se tornado populares. No entanto, a IDC vê um mercado repleto de oportunidades em todas as categorias de preços, inclusive top de linha, na qual nota-se um crescimento da competição entre os fabricantes.

“Fica agora a expectativa por configurações melhores nos dispositivos de entrada e mid-end. Telas maiores e câmeras de qualidade superior são alguns dos requisitos que devem evoluir nestas categorias de entrada do mercado. O mercado top de linha ganhará lançamentos até o fim do ano, que deverão aquecer e acirrar a competitividade na categoria”, conclui o analista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile