Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Novos modelos de consumo de TI exigem aumento de segurança

Novos modelos de consumo de TI exigem aumento de segurança

0
Publicidade

Segundo estudos de mercado, segurança deve representar 30% dos investimentos em TI de uma empresa e gastos vão depender do nível de sinistralidade do segmento. Renato Panessa, diretor executivo – Região Sul e Sudeste  Globalweb Data Services Corp, diz que as empresas têm apostado cada vez mais de tecnologias para garantir a segurança da informação, ainda mais diante da evolução dos modelos de consumo de TI com Nuvem, Mobile, IOT e Robôs. Segundo ele, a média indicada é de 30% dos investimentos totais em TI, mas, mesmo assim, ele arrisca dizer que o tema ainda ocupa um dos últimos lugares das principais preocupações das companhias com tecnologia da informação.

Panessa também reforça que o segmento e nível de criticidade da informação e das regulações de cada segmento impactam no custo do investimento. Para os bancos e governos, por exemplos, têm os percentuais mais altos de gastos com tecnologia da informação. Outro detalhe interessante destacado pelo executivo é a questão da vulnerabilidade interna que tem chamado bastante a atenção das empresas. “O princípio da segurança da informação é a confiabilidade, portanto, as companhias estão mais aflitas quando o assunto são usuários maliciosos do que segurança de perímetro (monitoramento e controle sobre o tráfego de informações)”, conta.

Por último e não menos importante, Panessa revela que a falta de profissionais especializados na área tem dificultado a evolução desta área. “A grade curricular do sistema de ensino regular do país tem inúmeras lacunas de conhecimentos corporativos, como gestão de projetos, logística, inovação, vulnerabilidade. Ainda, vale destacar a falta de ofertas nas universidades e entidades profissionais para atualizar o mercado”, conclui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile