Publicidade
Início Notícias Profissional Abstartups divulga mapeamento de startups do centro-oeste

Abstartups divulga mapeamento de startups do centro-oeste

0
Publicidade

Buscando compreender o ecossistema de startups nas mais diversas regiões do país e suas características locais, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) acaba de divulgar o 2º mapeamento de startups por região, desta vez, do centro-oeste do país.

O estudo, feito entre os meses de julho e agosto deste ano, apresenta dados interessantes em relação ao perfil das startups locais, como porte, número de colaboradores, perfil dos fundadores e setor de atuação. Incluindo informações das comunidades de Brasília, Anápolis, Cuiabá, Campo Grande, Sinop, Goiânia e Jataí/Rio Verde, o levantamento aponta que existem, atualmente, 562 startups em funcionamento na região, com boom de criação de iniciativas identificadas a partir de 2013.

As empresas se dividem em fase de operação (36%) e tração (33%). De se tratando dos mercados de atuação, o segmento que mais se destaca localmente é o de educação, seguido por soluções para o agronegócio e de saúde e bem-estar.

“Todas as oito comunidades identificadas na região centro-oeste se encontram em estado inicial ou emergente, começando ou já promovendo interação entre todos os stakeholders do ecossistema. Neste cenário, Brasília e Goiânia são destaques na geração de startups, acumulando 64% dos negócios de base tecnológica mapeados. Em paralelo, é possível ver que diversas comunidades, como Cuiabá e Sinop, desenvolvendo sólidas iniciativas de suporte e conexão, fundamentais para o crescimento do ecossistema”, pontua o presidente da Associação Brasileira de Startups, Amure Pinho.ss

Apesar disso, 79% das startups locais ainda não receberam incentivos externos, como aceleração ou incubação; nem investimentos (92%). Vale lembrar que a maioria (91%) tem até 10 funcionários e operam no modelo de negócio SaaS (37%) e Marketplace (23%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile