Apesar da queda global, mercado de smartphone ainda cresce no Brasil

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Segundo o Gartner, as vendas globais de smartphones para usuários finais caíram 1,7% no segundo trimestre de 2019, totalizando 368 milhões de unidades. "A demanda por smartphones high-end diminuiu a um ritmo maior do que a demanda por smartphones de médio e baixo portes", disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner. "Para tentar impulsionar as substituições de smartphones, vimos fabricantes trazendo recursos premium, como câmeras frontais / traseiras de multilinhas, monitores sem moldura e baterias grandes de seus principais smartphones em modelos de preço mais baixo.

Entre os cinco principais fornecedores globais de smartphones, a Huawei e a Samsung exibiram os maiores aumentos anuais de vendas no segundo trimestre de 2019, com 16,5% e 3,8%, respectivamente (ver Tabela). "Como resultado, ambos aumentaram sua participação de mercado no trimestre, o que os levou a responder por mais de um terço do total de vendas de smartphones em todo o mundo", disse Gupta.

O anúncio da proibição da Huawei levou a um declínio acentuado nas vendas de smartphones da Huawei no mercado global no segundo trimestre de 2019, embora as vendas tenham melhorado um pouco no adiamento da proibição. Embora o total de vendas de smartphones tenha ficado mais fraco no mundo, a forte promoção e o posicionamento de marca ajudaram a Huawei a vender um número recorde de smartphones na Grande China no trimestre, crescendo 31% na região.

Samsung voltou ao crescimento, a Apple continuou a recusar

A Samsung vendeu mais de 75 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2019 e aumentou sua participação em 1,1 pontos percentuais ano a ano. "A forte demanda pelos novos smartphones da série Galaxy A da Samsung e a reformulação de toda a gama de smartphones de nível básico e médio ajudaram esse desempenho positivo", disse Gupta. "A demanda pelo carro-chefe da Samsung Galaxy S10 começou a enfraquecer durante o trimestre, no entanto, indicando que alcançar o crescimento em 2019 como um todo será um desafio".

As vendas de iPhones continuaram a cair ano após ano, embora em menor proporção em comparação com o primeiro trimestre de 2019. A Apple vendeu pouco mais de 38 milhões de iPhones no segundo trimestre, um declínio de 13,8% em relação ao ano anterior. "Pouquíssimos benefícios incrementais estão impedindo os atuais usuários do iPhone de substituir seus smartphones", disse Gupta. A Apple atingiu um ponto de inflexão marcado pela mudança de seus negócios para serviços, que representaram 21% da receita total do fornecedor no primeiro trimestre. 2019. "

China e Brasil: apenas os países no Top 5 mostram o crescimento das vendas de smartphones

Entre os cinco principais países em vendas de smartphones, a China ocupou a primeira posição, com 101 milhões de vendas de smartphones no segundo trimestre de 2019, um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior. Com mais modelos de smartphone 5G disponíveis no segundo trimestre, os fornecedores na China tiveram que limpar o inventário de modelos de smartphone 4G high-end. Atingindo 10,8 milhões de vendas de smartphones no mesmo período, o Brasil foi o único outro país entre os cinco primeiros a apresentar crescimento (1,3% ano a ano). Como a economia no Brasil está começando a se recuperar lentamente, esse crescimento de smartphones é um pequeno indicador de crescimento econômico mais forte esperado em 2020.

A Índia vendeu um total de 35,7 milhões de smartphones, alcançando uma participação de mercado de 9,7% no segundo trimestre de 2019. Essas vendas na Índia representaram uma queda de 2,3% em relação ao ano anterior, principalmente devido à desaceleração das atualizações dos consumidores de telefones celulares para smartphones.

As vendas globais de smartphones permanecerão fracas pelo resto do ano. Analistas do Gartner esperam que as vendas mundiais de smartphones para usuários finais cheguem a 1,5 bilhão de unidades em 2019.

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