Ferramentas que funcionam de maneira integrada trazem ganhos competitivos para as empresas de criação

0

O processo de criação de um designer é similar à produção de uma obra de arte por um artista renomado. Assim como Michelangelo foi contratado pela Igreja Católica para transformar em realidade a visão dos Cardeais, um designer recebe uma missão semelhante ao ter uma reunião de brainstorm com um cliente. Ouvir atentamente e se esforçar para captar a essência do pedido são apenas os primeiros passos de uma jornada longínqua, que exige um grande processo de visualização de referências, amadurecimento da ideia, além de questões manuais e habilidades com o software. Entre o "kick-off" com o cliente e a "aprovação final", há um longo caminho a ser percorrido e a tecnologia tem sido uma importante aliada desses profissionais para que as entregas dos projetos sejam ágeis, assertivas e em linha com a expectativa do cliente.

Entre esses desafios está a busca por serviços de bancos de imagens. São milhares de opções de sites online que possuem bancos de diferentes tamanhos, acervos, qualidade e custos que acabam impactando diretamente o FEE de produção e limitando o resultado final da criação. Além disso, o grande fator de dificuldade desses serviços é a falta de integração das plataformas, que acaba impactando diretamente o tempo de produção desses conteúdos.

Um estudo realizado pela Pfeiffer Consulting teve como principal objetivo documentar os ganhos de produtividade e a eficiência ligados ao uso das ferramentas mais utilizadas pelos designers. Os benchmarks foram executados usando a Metodologia da Pfeiffer Consulting para Benchmarking de produtividade, que foi aperfeiçoado em mais de uma década, e mede o tempo que operadores experientes levam para executar tarefas específicas, presentes no dia a dia dos profissionais de criação.

A abordagem básica utilizada é simples: para avaliar os ganhos de produtividade que um programa ou solução pode (ou não) trazer, são analisados o número mínimo de etapas necessárias para alcançar um determinado resultado em cada um dos aplicativos, que posteriormente, são comparados.  Uma vez que essa lista de ações estivesse claramente estabelecida, profissionais experientes executavam a operação ou o fluxo de trabalho em cada solução. Cada conjunto de etapas é executado três vezes e a média das três medidas é utilizada.

O estudo levou em consideração três grandes desafios diários dos designers: substituir uma imagem de posicionamento por sua versão licenciada de alta resolução; substituir uma imagem que continha algum color grading aplicado no Photoshop e substituir uma ilustração que teve vários efeitos não destrutivos do Photoshop aplicados.

Apenas uma entre todas as ferramentas avaliadas se diferenciou da maioria dos serviços de bancos de imagens em virtude da integração que oferece com outros aplicativos. Nesse estudo verificou-se que, sem o uso de ferramentas integradas, o processo de criação e desenvolvimento de um designer chega a ser até 10 vezes mais demorado. Em um cenário onde os criativos empresariais enfrentam uma pressão crescente para gerar mais recursos personalizados de mídia e, ao mesmo tempo em que suportam um número cada vez maior de canais de entrega, essa perda de produtividade não pode ser tolerada.

De acordo com a International Data Corp (IDC), a equipe criativa de uma empresa é requisitada para gerar dez vezes mais recursos do que eles geravam há dez anos. Recrutar mais funcionários raramente é uma opção. Então para atender às crescentes demandas de produção, a equipe criativa precisa encontrar maneiras de melhorar a produtividade.

Entre essas soluções criativas, a busca por ferramentas integradas aparece como uma vantagem competitiva para as empresas, uma vez que elas ajudam as equipes a atuarem de maneira mais produtiva, economizando uma quantidade grande de horas dedicadas em cada projeto e garantindo uma entrega mais assertiva na ponta.

Erica Dal Bello, executiva de Produtos Adobe da Brasoftware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.