Três razões pelas quais as empresas precisam implementar AIOps

0
31

As empresas competitivas não apenas reagem aos seus ambientes ou concorrentes. Em vez disso, se antecipam de forma proativa e preditiva para obter os melhores resultados de negócios. Uma Empresa Autônoma Digital sabe como reunir todas as informações, capacidades e pessoas relevantes no mesmo local para tomar decisões corretas com rapidez e eficiência. Isso requer infraestruturas de TI flexíveis e dinâmicas, além da capacidade de gerenciar efetivamente o desempenho e a disponibilidade desses sistemas para garantir os níveis de serviço. Os seres humanos sozinhos não conseguem acompanhar esse ritmo; eles precisam da ajuda de sistemas inteligentes e que forneçam insights acionáveis.

Nos últimos anos, o AIOps ganhou destaque na esfera da tecnologia corporativa como resultado de enormes aumentos no volume e na variedade de dados operacionais, assim como dos requisitos de velocidade conduzidos pelas iniciativas de DevOps e maior complexidade do ambiente de TI. À medida que a inteligência artificial e o machine learning continuam a ter seu valor inestimável ??para o crescimento e o futuro da empresa, as corporações não conseguem mais sobreviver com os processos tradicionais de monitoramento de TI e gerenciamento de eventos.

O AIOps está provando ser uma solução promissora para ajudar as equipes de TI a equilibrar agilidade com desempenho e enfrentar os desafios da transformação digital e as expectativas dos clientes "always on" que acompanha. Ao implementar soluções que introduzem machine learning e análises avançadas nos processos de monitoramento e até gerenciamento, as equipes de Operações de TI podem aumentar seus esforços com estratégias de AIOps que preveem e tratam proativamente problemas potenciais em ambientes híbridos complexos para, assim, otimizar os níveis de serviço e dar suporte aos processos ágeis do DevOps necessários para o negócio digital.

Além disso, uma estratégia eficaz de AIOps pode ajudar as empresas a oferecerem experiências superiores de clientes e funcionários, aprimorando as operações atuais e apoiando a ampliação e a inovação contínuas, ao permitir que elas:

1 – Superem as interferências

A chave para o sucesso e a agilidade da empresa está relacionada a sua capacidade de analisar efetivamente os dados de aplicativos corporativos, a fim de identificar necessidades, oportunidades e ameaças à medida que elas surgem. Basicamente, isso se resume a entender como são as operações "normais" de uma empresa para identificar atividades anômalas. Isso pode ser um desafio sem uma estratégia de AIOps, porque os fluxos de dados agora alcançam cada centímetro das empresas, da nuvem ao datacenter e ao Mainframe. Além disso, muitas empresas ainda empregam softwares de monitoramento isolados ou mantêm seus dados armazenados em data lakes separadamente. Isso pode tornar extremamente difícil criar um perfil de dados abrangente e entender o desempenho do sistema e ainda mais difícil extrair informações acionáveis ??dele em tempo hábil.

O AIOps fornece informações essenciais sobre todas as camadas do ambiente de TI, com o poder do machine learning ajudando a separar os verdadeiros problemas das interferências e dos alarmes falsos, mesmo nos ambientes mais complexos e híbridos. Quando as equipes de operações de TI têm os recursos avançados de análise e machine learning que vêm com uma solução eficaz de AIOps, eles podem otimizar seus recursos de monitoramento de dados para oferecer suporte à rápida identificação e priorização de problemas, ao mesmo tempo em que se mobilizam com antecedência e estrategicamente através do poder da previsão.

2 – Sejam Preditivas

As empresas de hoje não podem se dar ao luxo de tomar conhecimento dos problemas por meio de seus usuários finais – elas precisam identificar novas soluções e estratégias que os ajudem a ver e prevenir problemas antes que eles impactem o serviço. O AIOps fornece às empresas esse importante insight, pois ajuda a identificar anomalias antes que elas paralisem totalmente as atividades. Ao usar inteligência artificial e machine learning para analisar eficientemente pilhas de dados de desempenho e identificar padrões, as empresas obtêm uma visão essencial que as capacita a tomar medidas preventivas de manutenção para reduzir ou evitar completamente o tempo de inatividade.

3 – Tomem ações proativas

A acionabilidade leva os benefícios do AIOps para o próximo nível, fornecendo insights acionáveis ??para identificar a causa raiz dos eventos e ajudar a remediar proativamente. A implementação de uma solução AIOps que não apenas faça machine learning e análises, mas também ofereça insights acionáveis, será fundamental para as empresas que desejam avançar ainda mais em sua jornada de automação. Esses recursos são essenciais não apenas para ajudar os departamentos de TI a observar problemas e encontrar as causas principais, mas também para acelerar o tempo médio de reparo (MTTR). Com a AIOps como base, as empresas podem vincular os processos de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) e gerenciamento de operações de TI (ITOM) para criar incidentes a partir de eventos, entender o impacto do serviço e fatores causais, além de resolver proativamente os problemas de serviço antes que impactem a experiência do usuário.

Além disso, automatizando grande parte da análise de dados inerentes a esses processos, as empresas podem realmente maximizar o potencial produtivo de sua força de trabalho. Por exemplo, elas podem redirecionar os esforços dos funcionários para a solução de problemas, em vez de alocar pessoal para monitoramento contínuo e identificação de problemas – um processo muitas vezes tedioso e demorado, para não mencionar o risco de erro humano. Com os AIOps, as empresas tornam-se acionáveis ??em seus próprios termos, com os insights necessários para prever problemas, identificar e priorizar os novos e remediar sem dificuldades a interrupção do serviço antes de que aconteça.

Os dados operacionais continuam a evoluir e aumentar para níveis além da capacidade humana de gerenciamento, e as empresas não podem mais basear seu sucesso apenas nas soluções ITOM tradicionais e no monitoramento manual. É claro que as empresas mais bem posicionadas para acompanhar o ritmo – e ultrapassar – a concorrência são aquelas que consideram os AIOps não como algo bom de se ter, mas como uma etapa importante em sua evolução do monitoramento tradicional a acionabilidade.

Ali Siddiqui, chief product officer da BMC Software.

Deixe seu comentário