O idealizador da Teoria das Restrições, Eliyahu Goldratt, autor do best seller ?A Meta?, realizou nesta quinta-feira, 28/9, em São Paulo, um seminário e um rodada de consultoria para cerca de 100 empresas, que se inscreveram para participar do que pode ser chamada uma ?clínica de negócios?.
Ele veio a convite da Neogrid, consultoria especializada em comércio colaborativo e B2B, responsável pela implementação das recomendações do especialista.
As empresas ao se inscreveram para o evento enviam os números macro do negócio (faturamento, lucro, estoque, etc) que são analisados previamente pelo especialista e, por ocasião do evento, recebem as diretrizes a serem adotadas.
?O objetivo é que o faturamento desse ano seja o lucro daqui a quatro anos?, explica o gerente de marketing e canais da Neogrid, Marlon Marques de Almeida. O conceito parece visionário, mas segundo Goldratt, ele é possível graças à Teoria das Restrições, que consiste em identificar todos os pontos que restringem a empresa.
Após essa avaliação, a Neogrid faz a implementação de ferramentas de supply chain management, com ajuste de regras de negócio e processos para demanda das empresas. Segundo a empresa, com o uso de sua plataforma, já teve casos de sucesso em empresas que resultaram em 41% de redução de estoques, 23% de aumento de vendas, 30% na redução no tempo total de planejamento, 40% no aumento da produtividade de recebimento, além da redução da concentração de compra e vendas no final do mês.
Em sua carteira de 40 clientes, tem empresas como Volkswagen, Votorantim Celulose e Papel, Pepsico, Basf, Havaianas, Magazine Luiza e Sadia.