O Mercado Eletrônico, portal de negociações entre empresas pela internet, acaba de conquistar a certificação ISO 9001-2000 no segmento de soluções em compras e suprimentos. Para obter o selo de reconhecimento nacional e internacional de gestão da qualidade foram necessários oito meses de preparação, em que a companhia estabeleceu a padronização dos processos para todas as suas áreas.
A empresa oferece serviços estratégicos e operacionais associados à tecnologia para transações de compras das corporações. Há 12 anos nesse segmento, O Mercado Eletrônico desenvolveu rotinas complexas, para proporcionar atendimento personalizado aos diferentes negócios dos clientes. O compromisso de assegurar a satisfação do cliente foi um dos motivos que levaram o portal a buscar a certificação, diz Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico. "Outra razão de investir na adequação às normas da ISO 9001/2000 está relacionada à ampliação das possibilidades de negócios com nossos fornecedores, o que incentivará parcerias de qualidade e trará, naturalmente, maior competitividade no mercado."
O certificado, emitido pela BRTUV Avaliações da Qualidade, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), foi possível graças à implementação da metodologia de sistema de gestão da qualidade pelo Mercado Eletrônico em conjunto com a consultoria Nexus Resultadores Empresariais. "O Mercado Eletrônico já possuía métodos sofisticados, uma equipe profissional altamente qualificada e uma direção comprometida com a satisfação dos clientes. Nesse caso, convertemos os procedimentos existentes em conformidade com a certificação e elaboramos um sistema de gestão direcionado por uma política da qualidade", explica Leandro Lopes, consultor da Nexus.
A política da qualidade desenvolvida baseia-se na elaboração de soluções eficazes para as rotinas operacionais da empresa, a fim de proporcionar aos clientes ampla eficiência em compras, redução dos custos de aquisição e parcerias comerciais concretas. "O certificado é um diferencial importante no mercado, que confere credibilidade e transparência às negociações", afirma Lopes.
Nader reforça que a certificação é resultado do esforço da equipe, pois houve envolvimento de profissionais de todas as áreas da companhia. "O título vem confirmar nossa estratégia de resultados, nos concede uma referência mais sólida, como empresa que prioriza a satisfação de seus clientes e a qualidade de seus produtos", destaca.