Publicidade

    Zonal Azul Digital adota nuvem Microsoft Azure

    0
    Publicidade

    Lançado pela Prefeitura de São Paulo em agosto, a Zona Azul Digital adotou o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS) rodando Microsoft Azure. Além disso, duas aplicações do sistema foram desenvolvidas pela CET com tecnologia Microsoft em linguagem .Net, uma vez que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é usuária de Microsoft Visual Studio.

    O modelo foi escolhido por atender a uma exigência de implementação rápida – o projeto foi entregue em dois meses. As ferramentas disponibilizadas na plataforma do Azure e as aplicações criadas pela CET são responsáveis por fazer a validação da liberação de créditos para os motoristas usuários do sistema. Além disso, também permite aos fiscais da CET verificar se os veículos pagaram a Zona Azul Digital e, em caso negativo, autuar veículos em situação irregular.

    O Azure ainda possibilita o acesso às informações de transações de compra e ativação de CAD (Cartão Azul Digital) através dos aplicativos desenvolvidos por quatro empresas fornecedoras e pelos pontos de venda (PDV) de outras duas empresas, até então homologadas pela CET. Esse ambiente permite relatório consolidado com informações de veículos e utilização do Sistema Rotativo.

    Servidores virtuais do Azure foram configurados para rodar aplicações como o banco de dados responsável por administrar o volume de informações para comercialização de créditos no Azure. Além de suportar picos de acessos sem comprometimento do desempenho dos aplicativos, a nuvem também oferece funcionalidades de segurança para a criptografia das informações e gerenciamento do serviço com o Microsoft Operations Management Suite (OMS).

    Atualmente, seguindo o cronograma do projeto, a aplicação está em migração para Platform as a Service (PaaS), possibilitando que a CET adote novos recursos como o Azure SQL Database, API Management e o Power BI, em etapa prevista para ser finalizada nos próximos meses.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile