Lançado pela Prefeitura de São Paulo em agosto, a Zona Azul Digital adotou o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS) rodando Microsoft Azure. Além disso, duas aplicações do sistema foram desenvolvidas pela CET com tecnologia Microsoft em linguagem .Net, uma vez que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é usuária de Microsoft Visual Studio.
O modelo foi escolhido por atender a uma exigência de implementação rápida – o projeto foi entregue em dois meses. As ferramentas disponibilizadas na plataforma do Azure e as aplicações criadas pela CET são responsáveis por fazer a validação da liberação de créditos para os motoristas usuários do sistema. Além disso, também permite aos fiscais da CET verificar se os veículos pagaram a Zona Azul Digital e, em caso negativo, autuar veículos em situação irregular.
O Azure ainda possibilita o acesso às informações de transações de compra e ativação de CAD (Cartão Azul Digital) através dos aplicativos desenvolvidos por quatro empresas fornecedoras e pelos pontos de venda (PDV) de outras duas empresas, até então homologadas pela CET. Esse ambiente permite relatório consolidado com informações de veículos e utilização do Sistema Rotativo.
Servidores virtuais do Azure foram configurados para rodar aplicações como o banco de dados responsável por administrar o volume de informações para comercialização de créditos no Azure. Além de suportar picos de acessos sem comprometimento do desempenho dos aplicativos, a nuvem também oferece funcionalidades de segurança para a criptografia das informações e gerenciamento do serviço com o Microsoft Operations Management Suite (OMS).
Atualmente, seguindo o cronograma do projeto, a aplicação está em migração para Platform as a Service (PaaS), possibilitando que a CET adote novos recursos como o Azure SQL Database, API Management e o Power BI, em etapa prevista para ser finalizada nos próximos meses.