O grupo Algar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Faculdade de Campinas (Facamp) se uniram para promover um desafio exclusivo aos alunos das duas instituições de ensino: um hackathon para a criação de uma solução com inteligência artificial aplicada ao marketing B2B.
O evento, que também teve o objetivo de fomentar a cultura empreendedora nas universidades, foi realizado em Campinas (SP), e organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
A maratona reuniu 24 alunos de diversos cursos: engenharias, ciências aplicadas em tecnologia, publicidade, economia, relações internacionais e administração. Eles foram distribuídos aleatoriamente em grupos e cada membro da equipe vencedora recebeu o prêmio de R$ 1 mil. Os outros participantes ganharam R$ 400 cada.
Após do desenvolvimento da solução, cada equipe fez um pitch para a banca avaliadora, composta por profissionais da Algar e representantes da Unicamp e Facamp. Os critérios utilizados na escolha foram relevância, aderência, originalidade e viabilidade da solução, que será aprimorada e implantada no Grupo.,
Mateus dos Santos, graduando em economia na Facamp, foi um dos ganhadores da competição. Segundo o estudante, a experiência representa uma oportunidade de participar do desenvolvimento tecnológico e científico que vai ajudar a indústria nacional. “Acho que a imagem que fica é que a Algar é parceira do estudante ao abrir portas para a gente ter oportunidade de estar diretamente com analistas e diretores do próprio Grupo. Isso agrega muito valor, não só para nossa carreira, mas também como pessoa”, complementa.
O evento aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Além do desafio, o publicitário e vice-presidente de Criação da Isobar, Guime Davidson, que é parceiro da Algar, ministrou uma palestra com o tema “Comunicação de Impacto e Branding”.
Parceria Algar e Unicamp
A parceria entre o grupo Algar e a Unicamp começou em março deste ano com a inauguração de um espaço destinado a capacitação e treinamentos, no local onde ocorreu o hackathon. A criação dessa estrutura é uma iniciativa da Algar Ventures – braço de corporate venture do Grupo – para gerar proximidade entre a academia e grandes empresas para ideias fomentadoras de novos modelos de negócios.