A importância de investir em tecnologias à prova de futuro

0

As telas interativas e dispositivos de identificação biométrica se mostraram soluções com prazo de validade. A pandemia e as adequações à nova realidade aceleraram a procura por soluções touchless – ou seja, sem necessidade de toque. A tendência tem sido explorada em projetos focados na preparação de ambientes para o retorno às atividades, contudo, gestores de segurança no mundo inteiro já indicam que este pode ser um caminho sem volta devido ao ganho em produtividade e melhor experiência do usuário que oferece.

Em outros termos, as soluções tornam a interação entre ser humano e máquina quase imperceptível. Por exemplo, assim como as chaves foram substituídas pelos cartões de acesso e depois para a biometria, agora com a tecnologia de reconhecimento facial integrada ao controle de acesso, portas e catracas podem ser liberadas sem a necessidade de nenhum outro elemento. Para Smart Buildings, este já um investimento em segurança, mas que, além disso, eleva toda a experiência do ocupante a outro patamar.

É importante ressaltar que estes recursos não são novos, estamos em um momento onde nada se cria, tudo se combina. E para os próximos anos, a tendência é que seja mais relevante pensar em como a tecnologia será empregada, ao invés de quais" os recursos adotados. Isso porque integradores e gestores entenderam que – além da segurança – a tecnologia pode ir além e influenciar nas decisões do dia-a-dia.

Nesse sentido, seguindo a mesma lógica de soluções touchless, outros recursos que fazem parte de um plano de ação para evitar aglomerações neste momento, terão participação crescente mesmo após à vacina – talvez, ganhem até mais espaço no pós-pandemia. Podemos mencionar o analítico de câmera de segurança, People Counter, que realiza a contagem bidirecional pessoas – analisando rapidamente o fluxo de visitantes e identificando pontos de aglomeração de maneira inteligente.

Estes dados estão ajudando a proteger a saúde de colaboradores e clientes em supermercados, varejo, escolas, e até em alguns hospitais – que utilizam a ferramenta para aumentar a eficiência operacional das equipes de segurança, planejando e alocando os profissionais de acordo com a necessidade de cada setor. Todavia, garantem também informações e gráficos sobre o fluxo de visitantes, análise de comportamento e compra, utilizados para impulsionar o crescimento dos negócios ou para melhorar a experiência dos visitantes com decisões baseadas em números.

Assim, é preciso ter em mente que a pandemia acelerou os planos de modernização de muitos empreendimentos, mas o mais importante para gestores e integradores de segurança é pensar na implementação de tecnologias à prova de futuro já disponíveis – ou seja, que representem melhorias operacionais, na experiência do usuário, biossegurança e redução de custo. O segredo é otimizar o retorno do investimento em tecnologia à longo prazo.

Luciana Cartocci, diretora executiva da Teleinfo Soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.