Bosch investe em parcerias com especialistas brasileiros para promover soluções AIoT

0

A Bosch, fabricante de soluções industriais, considera que as parcerias estratégicas são necessárias para desenvolver tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), ou mesmo a junção de ambos que resulta no conceito AIoT. Por isso, a empresa tem firmado diversas parcerias com entidades e instituições de ensino brasileiras.

Uma delas é com o Curitiba Connectory, um espaço de inovação aberta que funciona como uma plataforma de cocriação para desenvolvimento de soluções e novos modelos de negócios que envolvam AIoT em diversos setores de atuação. O Connectory está inserido em diversas regiões do mundo, como Brasil, Chicago, Guadalajara, Londres, Stuttgart e Xangai.

No Brasil, o Curitiba Connectory é o primeiro da América do Sul e tem parceria com o Distrito Spark CWB, localizado no prédio da FAE Business School, e atua com foco as áreas de agronegócios, transformação digital, IoT, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.

Além dele, a Bosch também é parceira do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), focado em Indústria 4.0. Em parceria com o setor privado e mais 28 universidades e instituições nacionais e internacionais, o IPT lançou a Plataforma IAsmin, um Centro de Inteligência Artificial, que tem como objetivo equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, além de desenvolver e disponibilizar aplicações IA. Outras empresas que incentivam essa iniciativa são Siemens, Siemens Energy, Braskem, Klabin e Stellantis.

Mais parcerias no Paraná

Junto a 12 outras organizações, a empresa também é uma das patrocinadoras do Hub de Inteligência Artificial do Senai no Paraná, um ecossistema que une startups que queiram experimentar e provar suas soluções de forma ágil, acessível e fácil. A finalidade dessa colaboração é acelerar a adoção de novas tecnologias pelas indústrias brasileiras, atuando como um Centro de Provas de Conceito de IA.

E na PUC Paraná, a Bosch apoia a Hotmilk, o ecossistema de inovação da Universidade, com objetivo fomentar a inovação, por meio da qualificação de pessoas em programas de pós-graduação stricto sensu. Ao todo, 19 colaboradores da empresa integraram os programas de pós-graduação da PUCPR e se tornarão pesquisados nas áreas de IA, mecânica e ciência de dados.

O grupo está desenvolvendo um sistema que utiliza a Inteligência Artificial e o machine learning (aprendizado de máquinas) para antecipar falhas de montagem na linha de produção da Bosch. Com essa tecnologia, a empresa será capaz de economizar tempo, reduzir erros e aprimorar a qualidade de seus processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.