O papel da Experiência do Usuário na transformação da jornada educacional

0

O formato híbrido de convivência social, por meio da adoção de tecnologias de comunicação e da reestruturação dos locais de trabalho, já faz parte da rotina de grande parte dos setores econômicos, incluindo o educacional. Nesse segmento, foi preciso repensar ainda o modelo de atendimento ao aluno, pois a digitalização dos processos envolvidos na educação trouxe novos desafios na relação com os estudantes.

Segundo estudo divulgado pela Track.co, startup brasileira especializada na gestão da Experiência do Cliente, 63,3% das organizações estão engajadas em colocar a experiência do usuário (UX) como pilar central dos negócios e, assim, gerar reputação de seus produtos e serviços. No mercado educacional não poderia ser diferente.

O objetivo da adoção de uma visão customer centric, ou seja, focada no consumidor, é oferecer uma experiência incrível por meio de iniciativas eficientes e inovadoras ao aperfeiçoar a jornada dos usuários, tornando a interação mais simples, agradável e intuitiva. Mudanças ancoradas em soluções direcionadas a viabilizar uma experiência frictionless (sem atrito) e contactless (sem contato), conceitos normalmente utilizados nos serviços de e-commerce para a consolidação de processos automatizados que simplificam e tornam o acesso a informações muito mais dinâmico e rápido, têm se mostrado ferramentas eficientes também para engajar os alunos.

Processos simplificados e 100% on-line em toda a jornada do aluno – desde a matrícula até a emissão do diploma – reduzem o tempo dedicado em trâmites burocráticos, que pode ser utilizado nos estudos e na vivência acadêmica. Na Cogna, por exemplo, a implantação de um portal de cobrança próprio aprimorou a experiência de negociação com os alunos, resultando em um aumento de 668% em acordos fechados no novo portal em relação ao anterior, que refletiu também no aumento da taxa de rematrícula.

Outro fator que melhorou com a automatização dos processos foi o NPS – do inglês Net Promoter Score -, indicador de satisfação e lealdade do cliente, que cresceu 94% em dois anos. A possibilidade de ajuste de horários de aula e grade de disciplinas pelo estudante, de acordo com suas necessidades, além de solicitações à secretaria acadêmica, também são exemplos de processos que anteriormente só eram possíveis de se realizar de forma presencial.

Tudo isso torna evidente que a experiência do aluno no centro das decisões de negócios contribui muito para viabilizar a melhor vivência em cada etapa do seu ciclo de estudos. Soluções de atendimento multicanal para a resolução de diversas solicitações, sem necessidade de intervenção humana, facilitam a jornada educacional de forma rápida, assertiva e em linha com a individualidade de cada estudante.

Compreender que o sucesso do aluno é, também, o sucesso da instituição de ensino, é uma abordagem necessária, que se faz cada vez mais presente no setor educacional. Não adotar essa visão é estar fora da revolução digital na educação, que coloca definitivamente o aluno como peça-chave na tomada de decisões estratégicas.

Rodrigo Cavalcanti, Sócio e Vice-Presidente de Experiência e Sucesso do Aluno e Vice-Presidente Interino de Tecnologia da Cogna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.