Cartão de pagamento recarregável com NFC pode ser hackeado, diz Kaspersky Lab

0

Especialistas da Kaspersky Lab analisaram o recente hackeamento de cartões "bip!" no Chile, sistema de pagamento eletrônico utilizado no país para o transporte público. Segundo a investigação, o cartão pode ser recarregado sem custo algum por meio de um aplicativo para Android, que chegou ao conhecimento do público em 16 de outubro, e através da tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance (NFC, em inglês) incorporada no smartphone do usuário.

"Ao redor do mundo, vários projetos permitem a compra de bilhetes para o transporte público por meio do NFC. Esta é uma crescente tendência que os cibercrimonosos vigiam com interesse e como foi visto nesse caso, já estão explorando", afirmou Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe de Investigação e Análises para América Latina da Kaspersky Kab.

NFC

"No caso do Chile, indivíduos inverteram os cartões "bip!" e encontraram uma forma de recarregá-lo gratuitamente. Segundo os estudos, tudo o que os usuários tinham que fazer era instalar essa aplicação em um dispositivo Android com suporte a tecnologia NFC, aproximar cartão de viagem (similar ao bilhete único) do telefone e pressionar o botão "Carregar 10k", o que os permite recarregar o cartão com 10 mil pesos chilenos."

Segundo os especialistas da Kaspersky Lab, a aplicação tem quatro características principais: número BIP – para obter o número do cartão; saldo BIP – para obter o saldo disponível; carga de Dados – para repor o saldo disponível; trocar o número BIP- permite ao usuário trocar o número do cartão por completo

"Esta última característica é a mais interessante e surgiu da suspeita de que as autoridades iam bloquear os cartões 'bip!' que foram recarregados de forma fraudulenta", comentou Bestuzhev.

Mas, o quanto vulnerável pode ser a tecnologia NFC? Segundo Bestuzhev, as transmissões NFC funcionam como qualquer processo de transferência de dados que enviam e recebem informação e podem ser interceptadas.

"Os cibercriminosos sempre conseguem roubar nossos dados. Em qualquer parte onde exista uma transferência de dados, sempre existirá o risco de que estes sejam interceptados e explorados. De fato, à medida que a adoção da NFC seja massiva, os atacantes se focaram em roubar os dados entre o dispositivo receptor de pagamentos e o portador do dinheiro virtual", comentou Bestuzhev.

No caso dos cartões "bip!" no Chile, as análises revelaram que muitos usuários baixaram a aplicação para recarregar seus cartões e embora a ligação original tenha sido desabilitada, novas ligações apareceram, apontando novos servidores que hospedam o aplicativo.

"É importante ressaltar que já que a aplicação é tão popular, antecipamos que os cibercriminosos se aproveitam do interesse dos usuários nisto e desenvolvem aplicações similares, mas falsas infectadas com malware para comprometer os dispositivos móveis de usuários e roubar sua informação pessoal", comentou Bestuzhev. "NFC é um dos pontos mais prometedores no campo de pagamento móvel e este caso no Chile é um bom exemplo de como novos sistemas de pagamento apresentam os mesmo problemas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.