Publicidade
Início Gestão Infraestrutura T-System controla ativos de data centers com uso de RFID

T-System controla ativos de data centers com uso de RFID

0
Publicidade

A T-Systems Brasil, subsidiária da Deutsche Telekom, acaba de implementar etiquetas RFID (Radio-Frequency Identification) em equipamentos que ocupam seus data centers, pelas quais é possível recuperar informações de inventário e identificação dos ativos de forma automática.

De acordo com o diretor da área de M2M (Machine-to-Machine) da T-Systems Brasil, Carlos Ribeiro, a iniciativa tem o objetivo de aprimorar a gestão de ativos de alto valor agregado.“A demanda veio dos departamentos de Finanças e Delivery, que queriam um controle ainda mais eficaz sobre os ativos da T-Systems, especialmente daqueles que contêm informações próprias e de nossos clientes”, afirma.
Além disso, a iniciativa deve reduzir também outros custos associados aos equipamentos, como seguro, processos e controles, entre outros. “Precisamos ter na ponta do lápis exatamente qual ativo está sendo utilizado, e por quem”, diz.

Para isso, as etiquetas estão sendo utilizadas em um parque de equipamentos avaliado em mais de € 10 milhões. Ainda em sua primeira fase, o projeto compreende a identificação e controle de ativos de infraestrutura dos data centers. “Identificamos as máquinas e fazemos o inventário de modo muito mais rápido”, explica o executivo. Nas próximas fases, a T-Systems vai usar a tecnologia para controlar também a movimentação das máquinas e com gestão online por meio de um portal de controle.

De acordo com Rodrigo Santos, head da área de CSS (Computing Services & Solutions) e responsável pelo data center da T-Systems do Brasil, por meio da tecnologia RFID será possível ter um controle muito mais assertivo do parque instalado nos centros de dados, facilitando vários controles e atividades, como por exemplo integração com fornecedores de hardware para suporte e reposição de componentes, rastreabilidade e segurança física, atividades de auditorias e de manutenção de base de ativos, inventário contábil e gestão de mudança e de capacidade. “Com esse projeto vamos automatizar várias atividades críticas ao nosso negócio e que dependiam, em algum nível, de intervenções ou controles manuais”, revela.

O executivo afirma que a tecnologia RFID será utilizada não apenas nos equipamentos que estão nos data centers da companhia, mas que o objetivo é também expandir o uso aos data centers de clientes administrados pela T-Systems.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile