Oi e Nokia criam laboratório para o desenvolvimento de produtos e soluções de Internet da Coisas

0
0

A Oi e a Nokia concluíram a implantação do laboratório de IoT e agora partem para a busca de novas parcerias para o desenvolvimento de produtos e soluções para Internet da Coisas. O laboratório é o primeiro na América Latina para a Internet das Coisas em banda estreita (Narrowband-IoT) e eMTC (evolved Machine Type of Communication), tecnologia também conhecida como LTE-M. O laboratório já está em operação no Rio de Janeiro.

Entre as atividades desenvolvidas no laboratório estão a avaliação de elementos da rede — terminais, rede de acesso, rede núcleo e plataformas —, o desenvolvimento de dispositivos e aplicações por terceiros no Brasil e na América Latina. Segundo as empresas, será possível realizar a certificação dos inúmeros tipos de dispositivos a serem conectados na rede, para antecipação de riscos e problemas de operação.

A iniciativa entre a Oi e a Nokia visa viabilizar o desenvolvimento conjunto do ecossistema para os serviços da Internet das Coisas e de comunicação entre máquinas (M2M).  O laboratório permite o uso de recursos profissionais, infraestrutura do laboratório e tecnológicos, entre outros, para viabilizar projetos para o IoT através de desenvolvimento próprio ou de parcerias, principalmente no modelo de crowdsourcing.

O laboratório realizará, durante este semestre, workshops para a comunidade de desenvolvedores, parceiros, fornecedores e demais participantes da indústria, objetivando apresentar os modelos de negócio para utilização da infraestrutura e criação de parcerias.

Deixe seu comentário