Embrapa dá início à fase de pré-aceleração do TechStart Agro Digital

0

As startups que forem selecionadas para a fase de aceleração do programa TechStart Agro Digital vão contar com benefícios da plataforma Google Cloud. A empresa é a mais nova apoiadora da iniciativa, promovida pela Embrapa Informática Agropecuária e a Venture Hub, voltada para o desenvolvimento e a escalada de novas soluções digitais para o agronegócio. Lançado em 2019, o TechStart Agro Digital oferece suporte tecnológico e de negócios às startups e ainda oportunidades de conexão com instituições de pesquisa, corporações e investidores.

No último dia 13, o programa deu início à sua segunda edição com a etapa de pré-aceleração (warm up), na qual 29 startups participarão de encontros on-line abrangendo conteúdos de negócios e tecnológicos. Até dezembro, será avaliado o estágio de cada proposta dos projetos das startups e serão escolhidas aquelas que vão para a fase seguinte de aceleração. O programa vai contemplar treinamentos e mentorias especializadas para desenvolvimento e validação de produtos, vendas e acesso ao mercado, além de orientações nas áreas jurídica, de patentes e propriedade intelectual.

Na etapa de aceleração do programa, o Google Cloud vai oferecer aos participantes créditos para acessar seus serviços de computação em nuvem, que permitem armazenar assim como também fazer uso de ferramentas de análise de dados e de Inteligência Artificial, como BigQuery, TensorFlow, Auto Machine Learning, IOT Hub e Looker, que tem conduzido organizações de todos os tamanhos em análises aprimoradas sobre a biodiversidade e agricultura do planeta. Também serão distribuídos para as equipes participantes do programa Vouchers para certificação em tecnologias de nuvem, além da oferta de palestras técnicas, mentorias e workshops.

"Estamos felizes de poder contribuir para acelerar o desenvolvimento do setor e potencializar a criatividade das startups provendo recursos que irão facilitar o desenvolvimento de novas soluções." afirmou Milton Larsen Burgese, Diretor para Setor Público do Google Cloud na América Latina. "Temos um conjunto muito poderoso de produtos que certamente tem o potencial de turbinar positivamente a inovação no agronegócio no Brasil".

O programa TechStart Agro Digital também conta com o apoio da divisão agrícola da Bayer, da empresa Airbus Defence and Space e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Tecnologia no agro

Para a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, a transformação digital no campo vem acontecendo de forma rápida e é fortemente induzida pelo novo consumidor, mais preocupado com aspectos como nutrição, saúde, rastreabilidade e transparência dos produtos. "Caminhamos para uma agricultura cada vez mais baseada em conteúdo digital, tecnologias de ponta e conectada, numa transição para o que chamamos de agricultura 5.0, onde dados e modelos vão auxiliar não apenas a tomada de decisão mas também possibilitar a automatização de muitos processos. O desafio para todo o setor é, a partir da convergência dessas diferentes tecnologias, agregar valor à produção", ressalta.

A integração de tecnologias e os recursos baseados em computação em nuvem são comuns à maioria das startups que estão desenvolvendo soluções para o setor. É o caso da DigiFarmz Smart Agriculture, que oferece recomendações agronômicas inteligentes para o manejo das doenças na cultura da soja. Por meio de uma plataforma digital, a startup combina dezenas de dados e informações ligadas à fitossanidade que vão auxiliar produtores e técnicos na tomada de decisão. "Toda a nossa solução está na nuvem e a expectativa é a melhor possível em conseguir apoio para a escala também nesse lado da questão de tecnologia de infraestrutura e processamento", afirma o CEO da startup, Alexandre Monteiro Chequim. Ele destaca ainda a oportunidade de, dentro de um programa focado no agro, receber o feedback de mentores como um suporte para o crescimento sustentável da empresa.

A Sintecsys é outra das startups pré-selecionadas para esta edição do TechStart Agro Digital. A empresa utiliza visão computacional para detecção automática de incêndios florestais e trabalha com metodologias para mensuração de emissões de dióxido de carbono (CO2) relacionadas a incêndios florestais e agrícolas, aplicando ferramentas preditivas e analíticas que integram diferentes sensores. "Nossa expectativa com o programa é conseguir ter ainda mais eficiência no uso dessas ferramentas e também interagir de forma estratégica com as instituições, desenvolvedores e empresas parceiras do programa", explica o CIO da Sintecsys, Osmar Bambini, que atua na área de inovabilidade (inovação e sustentabilidade).

O nível dos mentores e das startups selecionadas pelo programa e as oportunidades de interação também foram ressaltadas pelo CEO da Hortify, Vinicius Sossella. A startup trabalha com uma plataforma de gestão para o setor de hortifruticultura e aplica algoritmos inteligentes para gerar recomendações ao produtor que vão impactar na produtividade e rentabilidade do plantio. Segundo Sossella, será importante poder trocar ideias e conhecimento com outros empreendedores que enfrentam desafios semelhantes e também com empresas, como o Google, sobre a implementação de serviços em machine learning e inteligência artificial.
Pedro Pimentel, co-fundador da Venture Hub, explica que na etapa de pré-aceleração do programa os empreendedores terão acesso a muito conteúdo, ferramentas, metodologias e networking para que, ao final, apresentem um diagnóstico da startup, seus desafios, planejamento e objetivos. "Sempre enfatizamos às startups que estão iniciando este processo que aproveitem esse ambiente de colaboração entre os atores do ecossistema de inovação e tecnologia que conseguimos reunir no TechStart Agro Digital", completa.

TechStart Agro Digital

A segunda edição do programa TechStart Agro Digital recebeu mais de 120 inscrições, de 15 estados brasileiros e 4 países diferentes, que apresentaram propostas de soluções dentro de oito temas: Agricultura de Precisão e Digital; Aquicultura – Manejo e Produção Aquícola; Automação e Robotização no Campo; Biotech e Bioinformática; Cadeia de Hortifruti; Gestão de Risco Agrícola; Identificação e Detecção de Pragas e Doenças; e Pecuária de Precisão.

Além dos treinamentos e mentorias, ao longo do programa, as startups selecionadas poderão utilizar a infraestrutura de coworking do Innovation Hub Campinas e terão acesso gratuito às informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa disponíveis na Plataforma AgroAPI. A ferramenta contempla desde dados sobre cultivares e produtividade até zoneamentos agrícolas, acessados por meio de APIs (interface de programação de aplicativos, na tradução do inglês), e podem ser utilizados, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para planejamento, monitoramento e gestão da produção.

Na primeira edição do programa, concluída em fevereiro deste ano, foram graduadas 11 empresas, que apresentaram soluções nas áreas de bioinformática, aplicação de defensivos, operações de crédito, agricultura de precisão, manejo de pastagens, irrigação inteligente, gestão da propriedade, uso de drones e cana-de-açúcar. Ao menos cinco das startups receberam propostas de investimento durante o processo de aceleração. Três delas também foram selecionadas para a chamada de investimentos Pontes para Inovação, uma iniciativa da Embrapa, Cedro Capital e parceiros para conectar agtechs com investidores.

Conheça as startups pré-selecionadas para o TechStart Agro Digital:

3DGEO
AgriPad
AgroNeural
Agrymet
AgTech Academy
AuRos Robotics
Avalia
Biome4All
Brasil Agritest
Busca Terra
Cogni Tecnologia
Crops Team
DigiFarmz Smart Agriculture
Dronagro
Dýnamis Comércio e Serviços Ltda.
Edroponic
Garantia AgronegóciosS
Geplant
Hortify
JetBov
ManejeBem
MBR Agro
PecSmart
Rastrovet
Shooju Brasil
SIGRIA
Sintecsys
SyraSolar
Tau Flow

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.