IA em um futuro próximo: como poderá contribuir com o desenvolvimento do país

0

Há cerca de vinte anos atrás, se alguém dissesse que a inteligência artificial faria parte de forma intensa do dia a dia de todos os setores, talvez geraria dúvida, mas hoje sabemos o quanto esta tecnologia cresceu e como é imprescindível em vários segmentos. A pandemia de coronavírus impulsionou o uso da inovação e a tendência é que cada vez mais esta esteja atrelada com o desenvolvimento do Brasil, principalmente expandindo operações.

De acordo com o estudo divulgado em 2020, "A Inteligência Artificial (IA) na era da COVID-19: Otimizando o papel da IA na geração de empregos e crescimento econômico no Brasil", realizado pela consultoria americana FrontierView, a pedido da Microsoft, companhia de tecnologia, o país pode vivenciar dois cenários diferentes, dependendo do quanto for investido na inovação. No primeiro, é esperado que o uso da IA adicione 1,8 ponto percentual ao PIB brasileiro até 2030, e no segundo, o crescimento adicional poderia chegar a 4,2 pontos percentuais.

Ambos os cenários pressupõem que o Brasil adote todas as funcionalidades de IA até 2030, porém, na segunda situação, espera-se que as empresas e o governo usem a inteligência artificial para expandir operações e não apenas para automatizar tarefas, e que o país consiga atender à demanda de novos trabalhos habilitados pela inovação.

Assim, os dados demonstram como a inteligência artificial tem potencial, inclusive, porque a transformação digital deixou de ser uma escolha para ser uma questão de sobrevivência e crescimento. Independentemente da área onde é aplicada, a IA traz otimização de tempo, ações assertivas, maior precisão e mais segurança, previsibilidade de problemas, entre outros benefícios que têm chamado a atenção dos negócios, principalmente porque impactam positivamente na produtividade e consequentemente, na área financeira.

Com a pandemia de COVID-19, o varejo por exemplo, passou a investir mais em e-commerce, e a aplicabilidade da inteligência artificial é a peça-chave para entender o comportamento dos consumidores. Já a área da saúde precisou oferecer exames e ferramentas ainda mais inteligentes para diagnósticos e tratamentos precisos. Enquanto isso, com a adoção do home office, as companhias precisaram transformar a área de TI.

Isso mostra que os exemplos que envolvem o uso da IA são muitos e que os resultados positivos podem ser vistos por todos os setores da economia. Diante dessas vantagens, é importante que o Governo e as companhias passem a aplicar cada vez mais essa inovação, principalmente porque ela é capaz de impulsionar a economia do país.

O mesmo estudo realizado a pedido da Microsoft mostra que a redução da força de trabalho devido a automatização dos processos não ocasionará em futuras demissões, já que novas atividades poderiam ser dadas aos colaboradores, até mesmo aquelas mais estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento dos negócios. Porém, é importante destacar que neste cenário, o treinamento e qualificação dos profissionais é essencial.

É possível concluir, portanto, que a IA fará cada vez mais parte o dia a dia das instituições e consequentemente da população, mas que para serem aproveitados todos os benefícios é necessária uma adoção efetiva da tecnologia e a criação de ambientes inovadores. É fato que a inteligência artificial vai estar cada vez mais inserida na sociedade, mas depende das empresas e das autoridades incentivarem essa prática para o desenvolvimento do Brasil.

Armindo Sgorlon atua como empreendedor desde os 23 anos. O empresário possui MBA em Gestão Estratégica pela USP e acredita que a tecnologia é capaz de transformar todos os setores e negócios. Atualmente é CEO da SGA TI em Nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.