Odebrecht implanta ferramenta para monitoramento de rede

0

Diante da necessidade de monitorar o tráfego de dados de sua rede e de dispor de indicadores reais sobre o volume e o tipo de dados trafegado, o grupo Odebrecht decidiu investir em uma ferramenta que pudesse fornecer esses parâmetros. A solução escolhida foi o rootNet, desenvolvida pela Oxxys, unidade de negócios da Amix focada em fornecimento de produtos e soluções de valor agregado. O contrato entre as empresas é na modalidade de serviço.
Atualmente, a construtora conta com 174 unidades espalhadas por 16 países. E como sua rede é compartilhada por 11 mil usuários, incluindo funcionários e parceiros, está exige que a área de TI mantenha o gerenciamento contínuo de aproximadamente 200 links. "Não tínhamos a visibilidade ideal do que trafegava em nossas redes, antes da adoção do rootNet Hoje, com menos de R$ 10 mil mensais, monitoramos todo o volume trafegado em nove pontos de coleta", revela o gerente de Operações do grupo Odebrecht, Evandro Rangel.
Segundo o executivo, havia uma demanda crescente pela ampliação de banda, mas não havia métricas específicas para avaliar se essa necessidade era real. Com a implementação do aplicativo, a empresa diz que alcançou melhorias de desempenho.
O grupo possui vários tipos de conexão: VPN-IP, MPLS nacional e internacional e IP internet. Rangel diz que, em geral, conta com um backbone MPLS nacional de 34 Mb, MPLS iternacional de 20 Mb e IP iternet de 100 Mb para realizar as operações da construtora.
Ele explica que o rootNet foi configurado para identificar a média de consumo da rede e, se esta média é ultrapassada, a equipe de monitoramento recebe um alerta. Outro ponto positivo, segundo Rangel, foi a determinação de métricas, o que permitiu adotar políticas para que os usuários realizem atividades extras, como o uso do Orkut e do YouTube, por exemplo. "Hoje, sites como esses têm janelas de acesso pré-definidas."
Em razão do tamanho da rede do grupo, o executivo diz que é difícil mensurar o retorno sobre o investimento mensal, mas afirma que foi compensador. "Estamos em fase de acompanhamento, mas já está claro que ganhamos uma poderosa ferramenta para otimizar e melhorar nosso consumo", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.