A partir da próxima segunda-feira, 1º, a portabilidade numérica chegará a mais quatro DDDs – 82, 83, 12 e 13 – e a última etapa do processo neste ano tornará o serviço acessível para mais 9 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel. Com isso, a portabilidade estará disponível para um total de 59,2 milhões de clientes, ou seja, 33% da base total de assinantes no país.
Ao lado das capitais Salvador, Porto Velho, Campo Grande, Goiânia, Vitória, Teresina, Natal, Rio Branco, Florianópolis, Fortaleza e São Luís passam a usufruir da portabilidade também os moradores de Maceió e João Pessoa, DDDs 82 e 83, respectivamente.
Com o início da portabilidade nos DDDs 12 e 13, que englobam todo litoral Norte e Sul de São Paulo, os assinantes dessas regiões já poderão realizar a troca de operadora com a manutenção do número. O calendário de implementação será retomado no dia 8 de janeiro com a adoção da portabilidade para mais 15,2 milhões de usuários de sete novos DDDs.
Desde o dia 1º de setembro, de acordo com a ABR Telecom, 97,6 mil usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Deste total, 61%, ou 59,24 mil pedidos são de usuários de telefonia móvel, enquanto 39%, ou 38,4 mil, de telefonia fixa.
Em relação às transferências concluídas, desde a início da portabilidade, 57,3 mil usuários já migraram de operadora com a manutenção do número, sendo 60%, ou seja, 34,16 mil usuários de telefonia móvel e 40%, ou 23,20 mil, assinantes de telefonia fixa.
- Nova fase