Reconhecido como inovador em um prêmio de e-Gov, em 2007, o Sistema de Marcação de Consultas, Serviços e Regulação de Leitos Hospitalares é desenvolvido 100% em GeneXus pelo Ciasc. Composto de módulos integrados onde são gerenciados processos e informações sobre agendamentos de consultas, vagas de leitos hospitalares (Regulação de Internações), marcação de exames laboratoriais e de imagem, tudo online e em tempo real, o sistema agora agiliza o atendimento do SUS em Santa Catarina.
O sistema inicial, utilizado durante 15 anos, não atendia mais a necessidade e estava desatualizado, além da integração offline com a base de dados. A preocupação do Ministério da Saúde em garantir o acesso aos serviços de saúde, conforto e agilidade, levou o governo a buscar uma evolução em sua aplicação. Aberta licitação, o parceiro escolhido foi a ISO Enterprise, Solution Partner GeneXus, localizada na região Sul, que apresentou o GeneXus como plataforma ideal para o novo sistema, tendo como diferenciais a produtividade, ou seja, time to market do projeto; a nova aplicação estaria no ar em menos tempo que o previsto, além da tecnologia de ponta disponibilizada pela ferramenta.
Outros fatores que impactaram positivamente no projeto foram a experiência e os conhecimentos do Ciasc, além da competência da ISO em desenvolvimento de sistemas. “A parceria e a troca de conhecimento foram cruciais para o bom desenvolvimento do projeto. Levamos aproximadamente dois meses para desenvolvê-lo e em um ano o projeto já estava homologado”, afirma o diretor-técnico da ISO, Roger Araujo.
Hoje, o projeto proporciona rapidez no atendimento e garante que as equipes clínicas estejam interligadas. Agendas clínicas e médicas atualizadas são disponibilizadas online para consulta e marcação, além de visualizar as ocupações de vagas, visando sempre proporcionar ao paciente o melhor atendimento. O sistema também disponibiliza informações sobre os pacientes, dados cadastrais e históricos de atendimento, dados que podem ser consultados por qualquer rede de saúde do município.