A Algar Mídia lançou nesta quinta, 28, a Rede IPPI, um serviço voltado aos provedores de internet (ISPs) que intencionam prestar multisserviços, como voz e TV por assinatura. O projeto teve como base estudos como o do Instituto Data Popular feito em 2013, que mostrou que, em cinco anos, haverá um mercado de 14,2 milhões de domicílios de classe média demandando multisserviços de telecomunicações no Brasil — telefonia, internet e TV por assinatura.
A ideia da rede é suprir as fragilidades dos ISPs do ponto de vista competitivo, através do fornecimento de know-how tecnológico e de uma marca única, que dará ganhos de escala aos esforços de comunicação.
O serviço é um passo além do ISP TV, da Algar Telecom, que atuava apenas como fornecedora, com uma base de 130 mil clientes. A Rede IPPI conta também com um serviço de TV por assinatura via satélite que foi aprimorado recentemente. A plataforma oferece 150 canais em SD e mais de 40 em HD.
Segundo a empresa, os benefícios aos associados incluem o acesso a sistemas, capacitação por meio de uma universidade corporativa, consultoria e marketing para aumentar o desempenho do negócio, uma central de negociação em escala para aquisição de suprimentos, acesso a programas de financiamento com taxas competitivas para financiar a infraestrutura e capital de giro, sistema de compras unificado e comunicação em mídia de massa. A Rede IPPI conta com a parceria da WDC, empresa especializada em soluções de telecom.
Para a implantação do projeto serão investidos cerca de R$ 60 milhões. A expectativa da Algar Mídia é ter, em três anos, mil provedores cadastrados. O projeto já tem um piloto em funcionamento, com 13 provedores e cerca de cem associados (como são chamados os funcionários do grupo) dedicados, alguns, inclusive, alocados no campo, junto ao ISP.