MasterCard lança carteira virtual no Brasil

0

Após o lançamento na Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, a MasterCard anunciou nesta quinta, 28, em São Paulo, a chegada ao Brasil de sua plataforma de carteira digital, a MasterPass. O serviço, que pode ser usado tanto em computadores quanto em tablets e smartphones, reúne informações dos cartões de crédito do consumidor e dados para endereços de entrega de produtos. O objetivo é trazer maior conveniência tanto para o usuário quanto para o estabelecimento comercial. A novidade será lançada pela Caixa Econômica Federal até o fim do ano, com as primeiras implantações já nas próximas semanas. O primeiro site de e-commerce a ter assinado com a bandeira foi o Giraffa, mas outros também firmaram parcerias e devem implantar a partir de janeiro, após o período crítico de vendas de final de ano.

A bandeira procura não diferenciar as transações virtuais das móveis e das fixas, então o serviço estará disponível também em smartphones por meio do aplicativo MasterPass através de conexões 3G, 4G ou Wi-Fi. O consumidor pode efetuar uma compra totalmente pelo navegador, usando o botão do serviço oferecido pela loja virtual, ou completar um pagamento via tecnologias contactless.

O diretor de convergência digital e e-commerce da MasterCard, Marcelo Theodoro, afirma que o serviço permite o uso de qualquer tecnologia – as APIs estão disponíveis para comunicação por proximidade (NFC), Bluetooth ou leitura de tags como o QRcode. "Quando falamos em convergência, queremos que os mesmos dados estejam disponíveis no meu celular para uma transação contactless, pois ele tem o cartão salvo na carteira", explica.

Segundo a empresa, o País conta com cerca de 1 milhão de máquinas de cartão (POS) compatíveis com a tecnologia de proximidade de campo. Pelo padrão definido pelas próprias instituições financeiras com a Mastercard, valores acima de R$ 50 na plataforma exigem senha. Nesse caso, o consumidor encosta o smartphone com NFC na máquina de POS, que exige uma senha na tela do próprio dispositivo. Em seguida, ele encosta novamente e já completa a transação.

Para as transações NFC, o elemento de segurança fica armazenado no SIMcard, sendo necessária a utilização do aplicativo. No caso de um aparelho não possuir a tecnologia, como o iPhone, por exemplo, é possível utilizar a criptografia oferecida no app ou outros formatos de segurança, como stickers (adesivos externos). Quem escolhe como será formatada a proteção da transação é a empresa que adquire a plataforma da MasterCard.

Modelo de negócios

O vice-presidente de produtos da MasterCard para o Brasil e Cone Sul, Marcelo Tangioni, explica que, com o serviço, a empresa busca se envolver mais nos processos de pré-venda e, principalmente, de pós-venda. "Quando olhamos estatísticas em sites de comércio eletrônico, o principal motivo de abandono no momento da compra é o check-out, o pagamento da compra, quando ele (o consumidor) se depara com a quantidade de informações que tem que colocar", declara. Ele diz que essa falta de conveniência responde por um terço das razões de abandono de compras. Com o MasterPass, essas informações são salvas na nuvem e o consumidor só precisa preencher uma vez e, em cada site, pode usar o botão com o nome do serviço para completar a compra (embora seja preciso colocar e-mail e senhas cadastrados a cada nova compra). Dessa forma, a mesma solução pode ser apresentada em computadores, smartphones e tablets, e até mesmo em outros dispositivos conectados, como TVs, videogames e outros aparelhos.

O modelo escolhido é chamado de "passthrough", no qual a transação é transparente para o estabelecimento, pois a loja saberá exatamente quem está efetuando o pagamento. Além disso, a vantagem é poder simplificar o check-out, reduzindo a quantidade de abandonos, e a exclusão de um subadquirente, um intermediário entre o estabelecimento e a bandeira e que requer um pagamento de taxa adicional.

Parcerias

O serviço pode ser feito também como white-label com outras companhias (inclusive estabelecimentos comerciais ou operadoras de telecomunicações), como no caso do Banco Santander, na Espanha, que utiliza a solução com a própria marca. É possível adicionar outros cartões na carteira virtual, inclusive de outras bandeiras.

A este noticiário, Tangioni disse que ainda não há planos de incluir a plataforma na joint-venture que a MasterCard mantém com a Telefônica no Brasil, a MFS. "Lá, o foco é no público não-bancarizado, ainda com featurephones", diz. Mas ele reconhece que a operadora é um "parceiro histórico", com quem mantém acordos em 12 países da América Latina, e que "nada impede" que a tele queira oferecer a solução para a base de clientes bancarizados. "A Telefônica é um parceiro a se conversar, a gente fala com eles".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.