Publicidade
Início Blogueria O impacto da Gestão de Dados Mestres na Internet das Coisas

O impacto da Gestão de Dados Mestres na Internet das Coisas

0
Publicidade

A taxa de crescimento de dispositivos conectados à Internet, especialmente computadores e celulares, vem evoluindo desenfreadamente. Com a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), é ainda maior a quantidade de dados gerados. Os itens conectados à Internet estão produzindo uma série de informações e esse fluxo constante fornece insights e conteúdos sobre os clientes em tempo real.

Associado a esse significativo avanço da tecnologia, o termo “inteligente” é usado para se referir aos dispositivos que coletam dados e, assim, proporcionam uma experiência mais confortável ao usuário. O termo Big Data foi criado justamente para tratar a grande quantidade de bytes gerados por esses dispositivos. Mas a revolução da Internet das Coisas refere-se principalmente aos dispositivos que estão ao nosso redor, conectados à Internet e coletando dados, desde um relógio até os sensores em carros e turbinas de aeronaves. É isso que mudará a maneira como vivemos, viajamos e fazemos negócios.

Pesquisas mostram que, em 2020, existirão 26 bilhões de dispositivos conectados à Internet. É esse rápido crescimento global da IoT que faz da Gestão de Dados Mestres (MDM – Master Data Management) um fator extremamente relevante para garantir sentido a essa grande quantidade de informação. As soluções de MDM são fundamentais para promover iniciativas de análise e previsão que permitam melhorias significativas para usuários, fabricantes e investidores. Dentro desse cenário, elas fornecem o perfil comercial dos ativos, histórico de serviços e informações do cliente, ampliando a visão do consumidor.

O uso de MDM se reflete ainda na conservação do dispositivo, de forma a aperfeiçoar o desempenho, evitar falhas de manutenção, contribuir para economias significativas e aumentar a produtividade. Essa combinação de IoT e MDM nos permitirá criar uma imagem completa porém compacta dos dados. Os dispositivos que usamos e sua interação com os usuários se transformarão em benefícios, como redução de custos, consumo de energia e melhor eficiência.

A maior parte dessa sobrecarga de informações são dados de alta qualidade que não foram usados para propósitos analíticos e incluem histórico de compras, níveis de satisfação, informações demográficas, entre outras. O potencial desses dados é incalculável quando eles são usados seletivamente, como para atender melhor os clientes, e permitem que as empresas tenham percepções adicionais de maneira eficiente.

Conforme a Internet das Coisas cresce, a preocupação com a governança dos dados dentro das organizações também aumenta. O MDM gerencia tudo isso, revela tendências e padrões. O acúmulo de informações normalmente distrai os negócios e atrapalha até mesmo a análise de dados básica. No entanto, com a ajuda do MDM, os negócios podem descobrir um enorme potencial e obter vantagem competitiva no mercado.

Ricardo Fornari, country manager da Stibo Systems no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile