Serpro lança plataforma de blockchain para uso pelo governo e corporações

0

"Para provocar uma disrupção e trazer desafios para todos nós que somos gestores e responsáveis pelo setor público". Com essas palavras a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, apresentou a plataforma Blockchain Serpro a clientes do setor público e privado.

O blockchain é uma tecnologia de validação inviolável que tem a descentralização como medida de segurança. Cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, sem o intermédio de terceiros. O protocolo é adequado para cenários que requerem privacidade e controle de identidade e permissões.

A plataforma, baseada em padrão aberto da Linux Foundation, está em teste e deve ser lançada oficialmente ao mercado – público e privado – no início de 2018, segundo informou Marco Tulio da Silva, gerente do projeto Laboratório da Tecnologia Blockchain no Serpro, durante o Blockchain Forum, organizado pela TI Inside nesta terça-feira, 28.

"Estamos disponibilizando blockchain como serviço", disse Silva. Órgãos e departamentos público, governos e municípios podem contratar o serviço na nuvem do Serpro subi-lo tanto numa rede dedicada quanto em um ambiente já existente.

Parceria

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é parceira no uso da tecnologia na solução Tesouro Direto (TD). "Ao mesmo tempo que a STN tem uma necessidade de negócio identificada, o Serpro tem capacidade de produção e de construção de ferramenta que o estado precisa. Existe uma lacuna que é preenchida com o blockchain", declarou o coordenador-geral de Sistemas e Tecnologia da Informação da STN, Lincoln Moreira Jorge Junior.

Automatizar o processo é apenas uma etapa de modernização do serviço público. A segunda etapa é agregar capacidade de análise e de resposta e agilidade que uma simples automação não consegue. A disrupção vem daí: o uso de uma tecnologia inovadora para fazer algo que até então não se fazia.

"O uso do blockchain no TD, vai muito além do aumento da segurança. A tecnologia vem para facilitar o cadastro e o acesso do investidor ao produto", explica Lincoln. O TD concorre com a poupança, mas o acesso aos títulos públicos é, hoje, o um dos desafios que limitam o aumento da base de investidores.

Entenda o futuro

O TD transforma o cidadão em investidor, e como investidor é preciso ter além de uma conta em banco, um intermediário, como corretoras ou bancos públicos para realização do investimento.

Hoje, um investidor que não tenha conta bancária não acessa o TD. A partir do momento que a nova tecnologia estiver funcionando, seria permitida a autenticação utilizando-se as bases do governo para conferência de reputação do investidor. Com R$ 30 e um celular qualquer cidadão poderá investir em títulos públicos.

"O mercado financeiro é conservador, como deve ser. A plataforma está pronta. A tecnologia é constantemente testada e atestada em conformidade com as melhores práticas do governo, do estado e internacionais para que não se coloque em risco o nosso investidor", explica Lincoln. Ainda é preciso ajustar os aspectos legais para lançamento do protótipo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.