Para a Abinee, aprovação da Política de TICs é uma conquista setorial

0

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 27, por unanimidade, o Projeto de Lei 4805/19 que reformula a política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em atendimento às exigências da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para a Abinee, a aprovação é uma conquista para o setor, pois traz segurança jurídica às empresas, permitindo a continuidade dos investimentos produtivos no País. "A votação, em caráter de urgência e de forma unânime, demonstra a sensibilidade dos parlamentares a respeito de um tema fundamental para o desenvolvimento tecnológico", afirma o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato.

Ele destaca que há mais de um ano a Associação vem trabalhando ativamente, em interlocução com o Executivo e o Legislativo, com o objetivo de garantir a manutenção das condições estruturais da política. Barbato também ressalta o papel das associadas da Abinee, que muito contribuíram com a discussão do tema, em dezenas de reuniões realizadas na Associação.

O texto original do PL é de autoria dos deputados Marcos Pereira (PRB-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP), Daniel Freitas (PSL-SC) e Bilac Pinto (DEM-MG), da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Eletroeletrônica. Tiveram papel de destaque no encaminhamento e aprovação da matéria o relator do Projeto, André Figueiredo (PDT-CE) e os deputados Marcelo Ramos (PL-AM) e Ubiratan Sanderson (PSL- RS).

A votação ocorreu após diversas negociações entre governo, entidades empresariais e parlamentares, depois de mais de dez reuniões realizadas nos últimos dois meses.

Entre os principais pontos do texto estão: estímulos ao P&D; manutenção das diferenças regionais, com maior estímulo às indústrias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; obrigatoriedade dos investimentos em P&D e PPBs. O novo regime deverá valer a partir do 4º mês da publicação da Lei.

"As empresas já estão avaliando a nova sistemática, a fim de adaptar suas operações para atender aos novos procedimentos", afirma Barbato.

Aprovado por unanimidade, o PL agora segue para o Senado. Segundo a Abinee, a intenção é de que a matéria também tramite em caráter de urgência naquela Casa, de forma a seguir para a sanção presidencial e publicação ainda este ano, já que o prazo para as alterações da política vai até 31 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.