Vertiv lança guia para a sustentabilidade de data centers

0

A Vertiv divulgou nesta segunda-feira, 28, o Guia para a Sustentabilidade de Data Centers, um recurso digital para os proprietários e operadores de data centers buscando reduzir o impacto ambiental das suas instalações.

De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia, os data centers são responsáveis por aproximadamente 1% da demanda global por energia. O relatório observa que a indústria foi, antes de 2020, capaz de limitar o impacto causado pelo crescimento de capacidade sobre o consumo total de energia através da melhoria na eficiência das operações.

Entretanto, em 2020, o tráfego mundial da internet aumentou mais de 40% e a Mordor Intelligence projeta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13% na construção de data centers nos próximos cinco anos. Essa tendência, combinada com um maior foco na redução das emissões de gases de efeito estufa e no consumo de água, levou alguns operadores a buscar soluções novas que aumentassem a utilização dos equipamentos e eliminassem as ineficiências que ainda existissem, gradualmente reduzissem as tecnologias de refrigeração com grande uso de água e reduzissem sua dependência por fontes de energia derivadas do carbono.

"Estamos vendo um senso de urgência nos operadores de toda a indústria para reduzir o impacto que suas operações têm no meio-ambiente, e esse novo recurso é desenvolvido para ajudá-los a fazer exatamente isso", disse TJ Faze, líder de estratégia de ESG e engajamento da Vertiv. "O foco na eficiência operacional possibilitou importantes melhorias, mas agora novas estratégias e sistemas mais inteligentes são necessários para reduzir as emissões e o uso de água conforme a indústria continue a crescer. Como fornecedores de soluções de infraestrutura para empresas e para fornecedores de colocation e de cloud computing, a Vertiv está bem posicionada para compartilhar as melhores práticas e os novos avanços nesses setores".

Esse movimento da indústria foi liderado pelos operadores de grandes hyperscales, os quais estabeleceram metas para se tornarem carbono neutros ou carbono negativos até o final dessa década. Esses operadores estão assumindo a liderança no avanço de tecnologias que respaldem esses objetivos e estão desenvolvendo um roadmap para o resto da indústria. Diversos fornecedores de colocation estão também caminhando para operações carbono neutras e eficientes no uso de água com o fim de capitalizar sobre a demanda do mercado por serviços de data centers que respaldem as metas ambientais de seus clientes empresariais. As empresas precisam também lidar com o impacto de seus data centers internos (on-premise) no suporte a essas metas.

"Nos últimos dez anos, vimos como operadores de data centers trabalharam para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente. Entretanto, à medida que a indústria continua a crescer, aumenta a necessidade de desenvolver novas estratégias e implementar sistemas e tecnologias mais inteligentes para reduzir o consumo de recursos", disse Jessica García, Diretora de Recursos Humanos para a Vertiv na América Latina. "O novo Guia para a Sustentabilidade de Data Centers" foi criado para apoiar proprietários e operadores que queiram tornar suas operações mais eficientes, com melhores práticas e novas iniciativas visando esse objetivo".

O Guia para a Sustentabilidade de Data Centers da Vertiv está disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.