Em linha com seu compromisso de fomentar a inovação e a transformação digital interna e externamente, a Algar Telecom, empresa do grupo Algar com atuação em TI e telecomunicações, desenvolveu o programa AI Influencers. A iniciativa visa promover a adoção ampla da Inteligência Artificial (IA) na empresa, preparando os associados, como são chamados os colaboradores, para atuarem como defensores e disseminadores da tecnologia, incentivando a cultura "AI First" em suas respectivas áreas.
Desde seu lançamento no início de 2024, o programa já selecionou 60 influenciadores, com base em sua motivação, habilidades de comunicação e capacidade de realização. Esses profissionais passam por um treinamento intensivo conduzido por uma empresa parceira que abrange conceitos e levam até a aplicação prática de IAs em cenários de negócios, capacitando os participantes para identificar oportunidades de automação e resolver desafios operacionais.
"Acreditamos que a tecnologia deve estar a serviço do negócio e que a identificação de oportunidades de aplicação de tecnologia pode ser acelerada envolvendo todos. Com o AI Influencers, queremos transformar essa visão em realidade, capacitando nossos colaboradores para serem protagonistas da transformação digital em suas próprias áreas. Eles não só aprendem, mas também lideram essa mudança, tornando a inovação parte da rotina", afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de Tecnologia, Evolução Digital, Agilidade e Inovação da Algar Telecom.
No programa, os embaixadores podem educar e treinar os colegas sobre os conceitos e aplicações da Inteligência Artificial (IA), seja por meio de organização e condução de workshops, seminários e sessões de treinamento. Eles ainda estimulam a inovação e a geração de ideias que utilizem a IA, atuando como facilitadores em sessões de brainstorming, incentivando o pensamento criativo e a resolução de problemas.
Os influenciadores também desenvolvem projetos práticos de IA, sendo pontos focais de inovação em suas equipes. As iniciativas visam otimizar rotinas, reduzir a incidência de erros e aumentar a eficiência dos processos internos. Até o momento, mais de 50 inciativas do programa estão em fase de desenvolvimento e aprovação na empresa, que tem um objetivo de ter, no mínimo, 100 robôs na operação da companhia até 2025.
O programa AI Influencers faz parte do AI Impulso, um movimento mais amplo para democratizar o uso de IA na empresa, capacitando todas as áreas a adotarem a tecnologia de forma independente. Esse esforço conjunto garante que as inovações dos associados sejam continuamente reinvestidas nos processos de transformação digital, enfrentando desafios de negócios com soluções de ponta.