As organizações da América Latina estão se preparando para o outsourcing de Recursos Humanos, ao mesmo tempo em que se esforçam para priorizar a padronização de processos e o foco nas questões relacionadas ao negócio, de acordo com a nova pesquisa feita pela Hewitt Associates, empresa global de serviços de Recursos Humanos.
O estudo revela também que as companhias que já terceirizaram atividades de RH demonstram satisfação com a escolha e já percebem os benefícios que esperavam obter. A pesquisa foi respondida por mais de 40 empresas do Brasil, Argentina, Chile e México, que juntas representam um universo de mais de 185 mil empregados em seus países de origem.
Segundo dados apurados pelo estudo, entre as principais pressões enfrentadas pelos executivos de RH estão: fornecer um melhor suporte ao negócio, focando o RH em atividades mais estratégicas (58%); e atrair, reter e desenvolver talento (51%). Estas duas questões permanecerão como prioridades de RH pelos próximos dois anos, aponta o estudo.
Num esforço para fazer com que o RH seja mais eficiente e livre para cuidar das principais questões que se apresentam aos executivos, a maioria das empresas pesquisadas buscou, nos últimos dois anos, adotar medidas que resultassem na melhoria da função interna de RH, tais como: implementação de novos sistemas tecnológicos de RH (83%) e reengenharia de processos de RH (73%).
Embora hoje em dia apenas uma entre cinco companhias pesquisadas tenha centralizado funções de RH, regional ou globalmente, espera-se uma mudança neste cenário, pois aproximadamente cinco entre dez empresas pesquisadas afirmaram que deverão ter processos e políticas de RH centralizadas nos próximos dois anos.
A pesquisa da Hewitt mostra que as organizações consideram o outsourcing a melhor alternativa para melhorar a qualidade dos serviços (79% responderam índice 4 para outsourcing, numa escala de 1 para 6). Outros indicadores chave foram: a oportunidade de economia de custos (75%) e o desejo de focar os recursos nas atividades principais (67%).
Das companhias que terceirizaram um ou dois processos de RH, dois terços (67%) avaliaram se já alcançaram seus objetivos. Entre elas: 93% disseram que estão satisfeitas com o nível de sucesso
? 75% disseram que as companhias perceberam os benefícios que esperavam alcançar a partir do outsourcing de RH.
Entretanto, aproximadamente metade dos participantes disse que existem barreiras para o outsourcing de RH em suas organizações, sendo que as três principais são preocupações relacionadas ao orçamento disponível (51%), perda de headcount e impacto na moral dos funcionários (50%), além da reação dos funcionários a um fornecedor externo (39%).
A maioria dos participantes (77%) prefere investir em um fornecedor com profundo conhecimento em consultoria de RH em vez de um fornecedor de outsourcing que possa fornecer serviços para diferentes áreas da empresa. Vinte e dois por cento dos participantes indicaram que redução de custos não é um dos principais objetivos que esperavam alcançar com o outsourcing. Entre aqueles para quem a redução de custos era meta principal, aproximadamente três quartos (79%) disseram ter alcançado seus objetivos.
A maioria dos pesquisados incluiu acordos de nível de serviço em seus contratos de outsourcing de RH. Distribuição de dados e exatidão nas transações são os itens mais comuns desses acordos, cada um deles citado por mais de dois terços das companhias pesquisadas.
O CEO é o decisor final quando à terceirização de RH, segundo mais de 55% dos participantes.