Alcatel-Lucent diz que mais de 11 milhões de dispositivos móveis foram infectados em 2013

0

O foco dos ciberataques tem mudado dos PCs para dispositivos móveis, segundo indica uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 29, pela Alcatel-Lucent (ALU). Segundo a empresa, as ameaças móveis infectaram mais de 11,6 milhões de dispositivos em 2013. Entre as ameaças mais comuns estão o roubo de informações pessoais e financeiras, uso de créditos e extorsão ao pedir "resgate" dos dados do aparelho.

A quantidade de 11,6 milhões de dispositivos infectados foi estimada após a ALU ter detectado nas redes a taxa de infecção de 0,55% no último trimestre do ano. O número de amostras de malware para aparelhos móveis coletadas pela empresa cresceu 20 vezes em 2013.

Os ataques com malwares em dispositivos móveis cresceram 20% em 2013 e, segundo a companhia, os aparelhos com 4G são "mais prováveis de serem infectados". O Android foi responsável pela maioria (60%) das infecções, geralmente em forma de aplicativos com trojans (cavalos de Troia) baixados em lojas ou em golpes do tipo phishing (no qual o usuário é levado a clicar em um link malicioso disfarçado).

A origem dos malwares não é só as lojas, pois 40% das infecções foram por meio de computadores Windows, que transmitem os softwares maliciosos quando ligados ao smartphone por meio de cabo USB ou Wi-Fi. De acordo com a Alcatel-Lucent, as infecções em iPhones e BlackBerrys foram de menos de 1%.

Fixas

A infecção residencial em linhas fixas diminuiu de 9,6% em outubro para 9,7% em dezembro, com média anual de 10%.  Ameaças de alto nível como bots, rootkits e trojans de banco afetaram 6% dos clientes de banda larga fixa. A boa notícia é que as infeções de malwares do tipo ZeroAccess (que exploram brechas de segurança inéditas) diminuiu de 0,8% para 0,4% no quarto trimestre devido aos esforços de companhias de software de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.