Rede Certel agiliza processo de contratação ao investir na digitalização de documentos

0
41

Depois de garantir maior agilidade e confiabilidade nas operações feitas em sua área de crédito por meio da digitalização de documentos, o que diminuiu o risco na aprovação de crédito e facilitou a análise e aprovações dos mesmos, a rede de Lojas Certel, formada por 70 lojas de departamento espalhadas pelo estado do Rio Grande do Sul, colhe agora os benefícios da implantação da mesma solução, a Safe-Doc, da Acesso Digital, na área de recursos humanos.

Assim como no caso da concessão de crédito, área na qual a solução foi implantada há dois anos, a companhia buscava também facilitar a gestão de documentos pelos empregados, tornando mais ágil os processos de contratação e rescisão em todas as unidades da rede. Anteriormente, para fazer a contratação de um funcionário, era necessário um enorme trâmite de documentos, que eram enviados para a matriz para impressão dos contratos. O processo também envolvia diversos formulários que eram devolvidos à unidade de origem, para assinatura do empregado. Com todo esse trajeto, além da demora — todo o processo levava até uma semana para ser concluído — o extravio de documentos era um risco constante.

Com a implantação da solução em toda a rede de lojas da Certel, em setembro do ano passado, o processo de conferência e envio de dados para a matriz agora é feito em tempo real. "O maior ganho com a digitalização e gestão dos documentos foi a agilidade", declara Alexandre Marcelo Schneider, gerente de recursos humanos das Lojas Certel, que também aponta a redução de custos e ganho de confiabilidade no processo de contratação como outros benefícios obtidos com o uso do Safe-Doc.

"Hoje o colaborador da Certel, de qualquer cidade, digitaliza seus documentos na loja. O departamento pessoal cadastra os dados e imediatamente retorna, também por meio digital, os contratos da empresa. O fato de fazer tudo no mesmo dia, independente da distância, foi fundamental para a empresa. Não há necessidade, por exemplo, de reter a Carteira de Trabalho, que é preenchida na própria unidade", explica Schneider. Segundo ele, a empresa já testa o uso da solução de digitalização em demais processos e documentos da área de RH tais como exames médicos.

A rede de Lojas Certel é um desmembramento do grupo Certel, maior e mais antiga cooperativa de eletrificação do país que atua há quase 60 anos no Brasil. Fundada em 2009, a loja oferece aos clientes uma variada linha de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, além de serviços como consórcio, garantia estendida e seguro prestamista.

Deixe seu comentário