Rede Certel agiliza processo de contratação ao investir na digitalização de documentos

0

Depois de garantir maior agilidade e confiabilidade nas operações feitas em sua área de crédito por meio da digitalização de documentos, o que diminuiu o risco na aprovação de crédito e facilitou a análise e aprovações dos mesmos, a rede de Lojas Certel, formada por 70 lojas de departamento espalhadas pelo estado do Rio Grande do Sul, colhe agora os benefícios da implantação da mesma solução, a Safe-Doc, da Acesso Digital, na área de recursos humanos.

Assim como no caso da concessão de crédito, área na qual a solução foi implantada há dois anos, a companhia buscava também facilitar a gestão de documentos pelos empregados, tornando mais ágil os processos de contratação e rescisão em todas as unidades da rede. Anteriormente, para fazer a contratação de um funcionário, era necessário um enorme trâmite de documentos, que eram enviados para a matriz para impressão dos contratos. O processo também envolvia diversos formulários que eram devolvidos à unidade de origem, para assinatura do empregado. Com todo esse trajeto, além da demora — todo o processo levava até uma semana para ser concluído — o extravio de documentos era um risco constante.

Com a implantação da solução em toda a rede de lojas da Certel, em setembro do ano passado, o processo de conferência e envio de dados para a matriz agora é feito em tempo real. "O maior ganho com a digitalização e gestão dos documentos foi a agilidade", declara Alexandre Marcelo Schneider, gerente de recursos humanos das Lojas Certel, que também aponta a redução de custos e ganho de confiabilidade no processo de contratação como outros benefícios obtidos com o uso do Safe-Doc.

"Hoje o colaborador da Certel, de qualquer cidade, digitaliza seus documentos na loja. O departamento pessoal cadastra os dados e imediatamente retorna, também por meio digital, os contratos da empresa. O fato de fazer tudo no mesmo dia, independente da distância, foi fundamental para a empresa. Não há necessidade, por exemplo, de reter a Carteira de Trabalho, que é preenchida na própria unidade", explica Schneider. Segundo ele, a empresa já testa o uso da solução de digitalização em demais processos e documentos da área de RH tais como exames médicos.

A rede de Lojas Certel é um desmembramento do grupo Certel, maior e mais antiga cooperativa de eletrificação do país que atua há quase 60 anos no Brasil. Fundada em 2009, a loja oferece aos clientes uma variada linha de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, além de serviços como consórcio, garantia estendida e seguro prestamista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.