Philips lança aplicativo de gestão hospitalar para iPad

5

A Philips Healthcare acaba de disponibilizar o aplicativo de gestão hospitalar Tasy para todos os modelos de tablets iOS, que foi escolhido como plataforma inicial devido à reconhecida usabilidade e aproveitamento da interface Apple.

O Tasy para iPad foi desenvolvido de acordo com as melhores práticas de ergonomia e usabilidade, permitindo o acesso 24 horas por dia por meio de conexão com a internet. "Trata-se de um importante lançamento para a área médica no Brasil, pois permite aos profissionais da saúde acesso às informações do paciente em qualquer lugar, dentro ou fora da instituição, a qualquer momento, com maior colaboração interdisciplinar e maior resposta aos eventos do paciente", reforça Solange Plebani, diretora de Clinical Informatics da Philips Healthcare para América Latina.

O Tasy para iPad funciona 100% online e utiliza o sistema SSL (Secure Sockets Layer) – padrão global em tecnologia de segurança que cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador, para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Com o uso do SSL, não é possível ler as informações que trafegam pela rede. Além disso, o Tasy para iPad está apto a efetuar a leitura de código de barras e QRCode, utilizando a própria câmera do dispositivo.

O acesso às informações no sistema é feito de acordo com o perfil de cada profissional, permitindo a ação direta de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais de saúde. O software permite aos seus usuários acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que reúne informações referentes aos atendimentos prestados e diagnósticos do paciente, como sinais vitais, exames laboratoriais e não-laboratoriais, evoluções clínicas, diagnósticos, prescrições, etc.

Por meio do software de gestão Tasy, conectado com equipamentos de diferentes áreas do hospital, a Philips oferece soluções para todo o ciclo de atendimento, desde o registro de entrada do paciente, passando pela prescrição eletrônica, exames, diagnóstico, até o acompanhamento do tratamento, além de soluções para a gestão financeira da instituição.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, é a primeira instituição de saúde a implantar o sistema Tasy para iPads. O hospital já utiliza o sistema Philips Tasy para PC. A nova versão permitirá mais mobilidade aos profissionais do hospital no acompanhamento da evolução clínica dos pacientes. Além de otimizar o acesso, a nova opção da ferramenta permite ganhos importantes para a instituição, como consulta de dados em tempo real na beira do leito.

Tasy para iPad (aspectos técnicos):

  • A instalação do aplicativo segue o padrão da iTunes Store. Sua instalação é simples como a de qualquer outro aplicativo.
  • Para o acesso às informações dos seus pacientes, o profissional deve ser usuário habilitado do Tasy em pelo menos um estabelecimento de saúde.
  • A instituição deve disponibilizar um servidor de aplicação para o Tasy, juntamente com informações sobre conexão e acesso (IP e porta, QR Code ou link tasy://).
  • O aplicativo pode ser utilizado internamente no estabelecimento (via rede wi-fi) ou via link externo. É necessário ter conexão com internet.
  • O acesso às informações do paciente se dá a partir da base de dados do hospital em que o profissional está credenciado, mediante login e senha.
  • As regras e privilégios de acesso e a forma de utilização dependem de um acordo específico prévio entre o profissional clínico e a entidade responsável pela guarda do Prontuário Eletrônico do Paciente.

Funcionalidades do Tasy para iPad:

  • Através da função Sinais Vitais e Monitorização permite realizar as consultas por meio de filtros, possibilitando a inserção de dados, edição e inativação;
  • Permite, por meio de filtros, visualizar os dados do APAP (Análise dos Parâmetros Assistenciais) e seus gráficos.
  • Permite consultar e inserir novas evoluções clínicas do paciente, inclusive imprimí-las.
  • Permite visualizar todas as informações do ADEP (Administração Eletrônica da Prescrição), aprazar, iniciar, suspender, interromper e administrar itens.
  • Permite visualizar os exames laboratoriais, exames não-laboratoriais, gráficos dos resultados. Disponibiliza recursos que permitem integração com PACS (do inglês, Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), possibilitando a visualização das imagens.
  • Permite consultar todos os dados de diagnóstico dos pacientes.
  • Permite visualizar informações referentes à REP-PT (Prescrição Eletrônica – Plano Terapêutico), como soluções, medicamentos, procedimentos, materiais, recomendações e dieta oral.

5 COMENTÁRIOS

  1. Essa é uma tendência de visionaria e pioneira de mercado, gostaria de retribuir a satisfação e alegria que tenho quando leio matérias como essa. Trabalho a muitos anos neste seguimento de tecnologia voltados a área Hospitalar já trabalhei nos melhores hospitais de são paulo. Onde pude ter o privilegio de trabalhar com o Tasy durante 7 anos. Hoje estou trabalhando com outros sistemas no mercado. Mas pude acompanhar o crescimento da ferramenta e sua robustez durante esse processo. E até mesmo o mais esperado que é a sua versão java que anda levantando muita expectativa de neste mercado.
    E leio muitas noticias não só dos hospitais no Brasil como em hospitais fora. E vejo que temos que estamos no caminho certo.
    A versão em Ipad vai ajudar muito, porém é necessária uma preocupação com a questão da leitura da câmera do Ipad que deixa a desejar. E também com a bateria do mesmo que é limitada.
    Estou desenvolvendo um projeto que é um suporte com uma leitora de barras 2D e Barcod que já se comunica com Ipad e Iphone já consegui patrocínio de uma incubadora estou em uma fase de finalização onde acoplei duas baterias a um suporte e ao leitor de barras que me garantiu 48 horas com um Ipad Mini funcionando ininterrupto e com uma leitura mais precisa e mais ergonômica para a enfermagem e equipe multi. Sendo que o peso de tudo não ultrapassa 350 gramas.
    Muito mais leve que um carro beira leito e um palm que sabemos de suas limitações. Gostaria de testar essa nova funcionalidade com essa minha ideia pois creio que estamos no caminho certo para nos tornarmos excelência em tecnologia voltado para área hospitalar.
    Att,
    Elder

  2. Quero deixar bem claro que sou a favor do uso de tecnologias a beira do leito
    vejo muitos tecnologos realizando ações no ambito de disponibilizar aplicativos moveis para a area da saúde.
    mas voce ja se perguntou qual impacto disto no processo do cliente.
    Ja verificou qual o indice de infecção passivel do uso desta tecnologia, enquanto tentamos fazer com que a equipe se sensibilize para higienização das mãos, teremos mais este equipamento para higienizar, qual o impacto disto ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.