Conselheiros da Fundação IDI lançam livro sobre diagnóstico por imagem

0

Atualmente, entre 17 a 18 mil médicos se formam no Brasil por ano, devendo esse número chegar a 20 mil em 2020. As últimas ações do governo federal foram no sentido de aumentar a quantidade de médicos, inclusive com a ampliação no número de vagas para graduação em medicina, além do foco no médico generalista. Portanto, a formação durante os 6 anos de graduação deve ser a mais completa possível, buscando um profissional capaz de fazer a propedêutica correta do paciente, incluindo, nessa análise, a habilidade de requisitar e interpretar os exames de diagnóstico por imagem.

Nesse cenário, os radiologistas Jacob Szejnfeld, Nitamar Abdala e Sergio Ajzen, todos conselheiros da Fundação IDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, provedora de exames de diagnósticos por imagem para a área pública, organizaram o livro "Diagnóstico por Imagem", da editora Manole, que, em sua segunda edição, aborda de maneira ampla e didática todo o segmento. Nesta nova edição foram acrescentados vários capítulos relacionados à ginecologia, bem como foram revistos e atualizados os temas já publicados na edição anterior.

Diagnóstico

Para facilitar a busca por assuntos as 728 páginas que compõem o livro foram divididas em 97 temas, que estão organizados em 7 capítulos: cabeça e pescoço, neurologia, mama, tórax, abdome, musculoesquelético e ginecologia.

"Diagnóstico por Imagem" representa um material que oferece tanto ao estudante de medicina quanto ao médico não radiologista o conteúdo teórico necessário, bem como exemplos de caos típicos das principais doenças com os achados mais relevantes, que auxiliam o dia a dia do médico radiologista.

Existe uma variada gama de exames e diagnósticos possíveis e o profissional médico deve saber orientar o paciente a realizar o exame radiológico mais eficaz para seu diagnóstico, bem como conhecer os principais achados para as doenças mais comuns.

Sobre os Autores

Jacob Szejnfeld, professor livre-docente associado do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; chefe da disciplina diagnóstico por imagem em adultos; diretor médico do CURA – Imagem e Diagnóstico.

Nitamar Abdala, professor adjunto doutor e chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; chefe do setor de neurorradiologia da UMDI Medicina Diagnóstica.

Sergio Ajzen, professor titular e livre-docente do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM-Unifesp – Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Fundação IDI

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem atua há 14 anos na saúde pública de São Paulo. Mantém convênio para operar a área de diagnóstico por imagem de diversos hospitais das Secretarias de Saúde do Estado e Município de São Paulo, prefeituras próximas à capital (São Caetano do Sul e Diadema), além dos Estados de Goiás e da Bahia.

Possui cerca de 2 mil funcionários e 500 médicos especialistas, que atendem em mais de 70 unidades de saúde realizando mais de 4 milhões de exames por ano, sendo o maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.