Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Nova variável do malware Ploutus afeta para ATMs na América Latina

Nova variável do malware Ploutus afeta para ATMs na América Latina

0
Publicidade

A Ploutus, uma das categorias mais avançadas de malware para ATMs, foi descoberta no México em 2013 e, desde então, tem se modificado de modo a permitir que os cibercriminosos utilizem técnicas nunca observadas anteriormente, como teclado externo acoplado ao caixa eletrônico ou mensagens de texto, para efetuar o roubo de cédulas dos terminais.

Recentemente, pesquisadores do FireEye Labs, divisão da FireEye, Inc, descobriram uma nova versão do malware, nomeada de Ploutus-D, o qual interage com a multi-plataforma para ATM Kalignite, da KAL

As amostras identificadas na pesquisa têm como alvo os caixas eletrônicos produzidos pela empresa alemã, Diebold. Constatou-se também que uma simples mudança de código pode aumentar consideravelmente a quantidade de fornecedores de ATMs alvo, uma vez que plataforma da KAL funciona em 40 modelos de terminais, em 80 países.

Entenda o Ploutus-D

Sob nome técnico de “AgilisConfigurationUtility.exe”, o Ploutus-D pode ser executado como um aplicativo autônomo ou como um serviço iniciado via Launcher com o nome de “Diebold.exe”. A funcionalidade múltipla é compartilhada entre os dois componentes do malware Ploutus e Ploutus-D.

Dentre as semelhanças, destacam-se: a finalidade principal de esvaziar o ATM sem requerer um cartão do mesmo; a necessidade de o invasor interagir com o malware por meio de um teclado externo conectado ao ATM; o código de ativação é gerado pelo chefe da operação criminosa e expira em 24h; ambos foram criados em .NET; executável como Windows Service ou aplicativo autônomo.

A capacidade de dispensar dinheiro no ATM é a principal diferença nesta variação Ploutus-D, assim como: uso multi-plataforma para ATM Kalignite, da KAL; execução em ATMs que utilizam sistemas operacionais Windows nas versões XP, 7, 8 e 10; configuração para controlar caixas eletrônicos da Diebold; apresenta Inferface Gráfica do Utilizador (GUI, sigla em inglês) diferente da já observada; seu Launcher identifica e elimina processos de monitoramento de segurança, evitando a detecção; utiliza um forte ofuscador .NET, denominado Reactor.

Como funciona?

Uma vez implantado no terminal de caixa eletrônico, o malware Ploutus-D permite a obtenção de milhares de cédulas. O operador – conhecido como ‘mula’, pessoa contratada para transferência do dinheiro ilícito – deve ter uma chave-mestra para abrir a parte superior do caixa eletrônico, conectar um teclado e inserir o código de ativação fornecido pelo chefe da operação. Este processo é realizado rapidamente, de modo que os criminosos não se incomodem com a chance de serem filmados pelas câmeras de segurança.

Conclusão

O uso de malware para ATMs continuará a crescer, principalmente em países subdesenvolvidos que apresentam controles de segurança física mais frágeis. O vírus Ploutus poderá, inclusive, beneficiar-se da plataforma Kalignite e ser facilmente modificado para atacar diversos fornecedores de caixas eletrônicos, bem como seus sistemas operacionais.

Esclarecimento

A Diebold Nixdorf, maior fabricante de ATMs do mundo, esclarece que o malware Ploutus-D, identificado por pesquisadores do FireEye Labs, atinge terminais que utilizam o software da plataforma ATM Kalignite, do fabricante KAL, e este não é utilizado em nenhum equipamento no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile