A Huawei assinou um acordo com a UnionPay para expandir a disponibilidade da sua solução de pagamentos Huawei Pay fora da China. A Rússia será o primeiro país de lançamento, seguido por outros países identificados pelo estado chinês como prioridades nas futuras atividades comerciais.
O Huawei Pay é o aplicativo de pagamento de varejo do fabricante chinês, que usa NFC e dados biométricos para verificar os pagamentos feitos com aparelhos Huawei. Ele foi lançado em setembro de 2016 na China continental e em 2017 foi usado para realizar transações que já ultrapassam US$ 63o milhões.
UnionPay é uma empresa de cartão de crédito e débito da China. Os seus cartões são oferecidos por bancos em todo o mundo, incluindo os maiores bancos da China e as principais instituições financeiras. Na Rússia, 1,3 milhões de cartões UnionPay foram emitidos a partir de dez das instituições financeiras do país.
Ao exportar o serviço internacionalmente, a Huawei pretende concorrer com outros serviços já oferecidos por fabricantes como Samsung e Apple, e também com Android Pay da Google.