Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Uso de redes sociais pelo governo aproxima cidadãos de órgãos públicos

Uso de redes sociais pelo governo aproxima cidadãos de órgãos públicos

0
Publicidade

Uma pesquisa feita nas páginas no Facebook dos 27 tribunais de contas estaduais e um federal mostrou que as instituições que adotam um posicionamento mais informal recebem as melhores avaliações do público. A avaliação levou em consideração a movimentação e as postagens nas páginas ao longo do mês de setembro de 2017, as fotos, vídeos e textos publicados pelos servidores dos TCEs (Tribunais de Contas Estaduais) e TCU (Tribunal de Contas da União).

Na comparação geral, a página do Tribunal de Contas da União tem a maior quantidade de curtidas entre os órgãos pesquisados: 54,4 mil. Apesar disso, a avaliação que os usuários fazem da página não é das melhores, e deram 4,3 pontos de um total de 5 ao Facebook do TCU. A linguagem adotada nos posts é a formal, e o conteúdo tem caráter exclusivamente informativo, como a divulgação de campanhas contra a corrupção, notícias institucionais e publicações especiais em datas comemorativas.

Entre os tribunais estaduais, a página do TCE de Mato Grosso é a mais curtida (24,2 mil) e tem uma das maiores notas: 4,7 na avaliação dos usuários. Para divulgar os conteúdos de interesse público, a equipe do tribunal usa “memes” — imagens caricatas e cômicas que costumam se popularizar rapidamente na internet —, uma linguagem própria para aumentar o engajamento, montam peças gráficas divertidas e têm o foco dos materiais no leitor, e não no público interno da instituição.

Outro comportamento identificado rendeu 5,3 mil curtidas ao Tribunal de Contas de Goiás: o uso da página para a interação com o público. Apesar de adotarem uma linguagem mais formal, os servidores públicos procuram responder rapidamente aos questionamentos dos cidadãos e mostrar o que o órgão tem feito.

Os pesquisadores identificaram que todas as capacitações feitas pelos funcionários estão reunidas em uma série de posts semanais, com abordagens diversificadas e uso de recursos como GIFs (imagens com movimentos) e artes de alta qualidade, além de hashtags (#) e da técnica de storytelling — por meio desse estilo, eles apresentam os servidores e mostram a convivência interna dos funcionários públicos.

Os dados foram levantados pela WeGov, organização que incentiva o intra empreendedorismo nos órgãos públicos. Um dos fundadores, André Tamura, explicou que o bom desempenho de algumas páginas se dá justamente por conta do entendimento dos gestores públicos de que o correto “é usar cada vez menos o ‘juridiquês’ e cada vez mais a empatia”. Para ele, as instituições devem estar próximas do cidadão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile