A 99 informa que reduziu a quantidade de ocorrências graves na plataforma em 60%, por milhão de corridas, no ano de 2019. O resultado aconteceu depois de um investimento em segurança, como o uso de inteligência artificial para monitorar o perfil de todas as chamadas, detectar corridas perigosas e prever incidentes antes mesmo que eles aconteçam.
A empresa possui algoritmos que em segundos investiga toda a plataforma no momento da chamada de uma corrida. O sistema vasculha padrões de comportamento que estão associados a incidentes (como horário, modo de pagamento e histórico do usuário). Por exemplo, se um passageiro acaba de baixar o aplicativo da 99, solicita uma corrida em dinheiro e em horas avançadas, a tecnologia entende que pode ser uma chamada de risco. Essa soma de fatores resulta em um bloqueio automático ou a validação adicional de identidade, pedindo dados como nascimento, CPF e cartão de crédito.
"Hoje, mais de 99,99% das nossas chamadas terminam em segurança", diz Thiago Hipólito, diretor de Segurança da 99.
Mais de 150 profissionais compõem o setor de segurança da 99 no Brasil. Entre eles estão ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos, que atuam exclusivamente para a proteção dos usuários.