Publicidade
Início Notícias Gestão LafargeHolcim inicia operação remota de três moagens de cimento

LafargeHolcim inicia operação remota de três moagens de cimento

0
Publicidade

Alinhada às inovações da indústria 4.0, a LafargeHolcim Brasil iniciou em 2020 o projeto Operação Remota das Moagens de Cimento nas plantas de Candeias (BA), Vitória (ES) e Cocalzinho de Goiás (GO). O controle, totalmente integrado, passa a ser feito da planta de Pedro Leopoldo (MG), por meio de softwares conectados via Internet e operados por uma equipe alocada em uma sala de controle, que rastreia e monitora os dados das três unidades satélites.

O controle integrado proporciona uma operação única, mais padronizada e eficiente, agilizando os processos, possibilitando a antecipação e a resolução de problemas, sem que a operação seja interrompida.

A preparação da infraestrutura durou aproximadamente um ano e teve investimento em torno de R$ 1 milhão. Na implantação foi montada uma base de instrumentação com tecnologia IoT (Internet das Coisas – Inteligência Artificial), conectada via wi-fi, onde foram instaladas câmeras com inteligência artificial (A.I.) e sistemas para o monitoramento online da rede de automação e um sistema de gerenciamento online dos consumos e demandas de energia elétrica, que irá auxiliar a otimização da eficiência energética das moagens.

Um dos benefícios da Operação Remota foi a criação de algoritmos de estimação da qualidade do cimento que, a partir dos sinais de campo, pode-se predizer a qualidade dos produtos, usando tecnologia de Redes Neurais, fornecendo informação a cada minuto, que irá ajudar no controle automático dos moinhos, em um sistema que processa as informações na Nuvem (“Cloud Computing”).

Esta mesma tecnologia de computação na Nuvem começa a ser usada também, com este projeto, para o monitoramento dos nossos ativos (“Online Asset Monitoring System”) para acompanhamento da “saúde” dos motores e equipamentos girantes, como motores e redutores, etc. Dos dados coletados e armazenados na Nuvem, são gerados os relatórios periodicamente analisados, pelos nossos especialistas de manutenção.

No Grupo LH Latam, temos a implantação pioneira da Operação Remota na planta de Guayaquil para o controle da moagem de Latacunga e na planta de El Ronco, que controla as unidades de Cartago, Nagarote e Maya. Na LafargeHolcim Europa, esta iniciativa começou na Alemanha e vem se expandindo também para outros países da região.

“O ganho é mais que operacional. Temos uma mudança de paradigma, de cultura. Trouxemos a inteligência artificial para dentro da indústria do cimento e estamos trabalhando com compartilhamento de experiência e conhecimento entre as equipes. Dentro da nossa iniciativa Plants of Tomorrow, modernizamos todo o sistema e oferecemos amplo treinamento para os operadores”, explica Gilson Leite Dias, gerente corporativo de processos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile