A gaúcha Yara Brasil Fertilizantes, antiga Adubos Trevos, que produz 2 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, obteve uma economia de 30% nos custos com TI com a implementação do sistema VMWare EMC. O projeto, implementado pela Kaizen Consultoria e Serviços, consistiu na montagem de um ambiente virtual de produção baseado na plataforma da EMC, da qual a Kaizen é representante no mercado brasileiro.
No projeto foram implementados sistemas baseados na plataforma Intel, capazes de simplificar a estrutura de TI da Yara Brasil, aprimorar os investimentos computacionais existentes e responder com maior rapidez a mudanças de demanda dos negócios. Para a fabricante de fertilizantes, que fatura US$ 500 milhões por ano, a solução proporcionou economia com máquinas e recursos externos e uma redução significativa do tempo de geração de ambientes de testes, de oito horas para apenas uma hora e meia.
De acordo com o CIO da Yara Brasil, Biagio Caetano, somente a eliminação dos reboots mensais dos 18 servidores para atualizações representou uma economia de US$ 60 mil entre os meses de maio e outubro, período de safra do país, onde a demanda por fertilizantes aumenta.
O prazo para instalação do VMWare nas fábricas de Porto Alegre e Rio Grande ? apenas duas semanas ? foi, segundo Caetano, um dos fatores decisivos para a escolha da plataforma EMC.