A Transformação Digital do Brasil: IoT e o desenvolvimento urbano

0

Para reduzir custos, aumentar a eficiência dos serviços prestados e gerar renda, governos do mundo todo estão investindo na Internet das Coisas (IoT), conectando pessoas, processos, dados e informações. Essa transformação digital é fundamental para diminuir a lacuna entre as expectativas dos cidadãos em relação aos serviços públicos. Ao mesmo tempo, os governos precisam gerar novas fontes de renda, simplificar a comunicação das pessoas e criar serviços inovadores em prol do crescimento econômico.

O momento é especialmente oportuno para que o setor público possa atingir com maior velocidade a redução de custos e a melhoria nos serviços, por meio do investimento em tecnologia. No Brasil, 99% das organizações do governo federal possuem um website, 74% estão presentes nas redes sociais e mais de 38,7 milhões de usuários de internet já usaram serviços eletrônicos do Governo Brasileiro, de acordo com dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Já o estudo Cisco Visual Networking Index prevê o crescimento do tráfego global no Brasil em cinco vezes até 2021, revelando que os cidadãos estão cada vez mais conectados.

A transformação digital, possibilitada pela IoT, permite o uso específico da tecnologia nos mais variados setores da sociedade, adaptado às reais necessidades e rotinas. O serviço público é especialmente impactado, pois a mobilidade, integração e criação de novas aplicações impulsionam e aceleram este movimento. Já é possível ver, em algumas cidades do mundo, os benefícios trazidos pelo transporte público conectado, estacionamento, pedágio e iluminação inteligentes. Este último, por exemplo, além de garantir a segurança do cidadão, também favorece a redução do consumo de energia, agindo de modo sustentável e consciente.

As soluções citadas são utilizadas em cidades como Derby, na Inglaterra, onde funcionários do governo usam ferramentas de colaboração digital para melhorar a produtividade. Em Barcelona, a aplicação da nuvem entrega serviços superiores aos cidadãos, enquanto que, em Singapura, pontos de Wi-Fi estão disponíveis em todo o país, permitindo a conectividade e incentivando a colaboração.

No Brasil, um dos mais recentes exemplos é o programa de Inovação Urbana do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, desenvolvido e implantado pela Cisco, que transformou a área em um bairro mais inteligente e conectado. Foram implantadas 15 soluções na região, que permitem que cidadãos e visitantes do Porto Maravilha se conectem e tenham um maior engajamento com a cidade, além de oferecer mais e melhores ferramentas para operação, planejamento e tomada de decisões.

Assim são as Smarts Cities (cidades inteligentes). Mais do que conectar coisas, pessoas e dados, a partir do acesso à Internet, a IoT promove serviços com rapidez, viabiliza aplicações para segurança pública e atende mais cidadãos com menos custo, eliminando assim necessidade de deslocamento e soluções eficientes, ágeis e seguras.

Essas inovações possibilitam o compartilhamento de dados e gerenciamento de operações, ao mesmo tempo em que incentivam maior engajamento dos cidadãos. Por meio da IoT, é possível melhorar os serviços aos cidadãos, estimular a economia, aumentar o acesso à saúde e a educação, reduzir o trânsito e o congestionamento, entre outros benefícios à população.

Para ajudar os governos a responderem as expectativas da sociedade por meio da IoT, fornecedores de tecnologia oferecem soluções integradas, validadas e altamente seguras, não só pela experiência com setor público, mas também através de um amplo ecossistema de parceiros.

O uso da IoT permite redução de custos, maiores receitas e ganhos em produtividade, além de integrar conexões que antes funcionavam de maneira independente e podem resultar em novos modelos operacionais. Para funcionários, a conectividade proporciona redução de viagens, aumento da eficiência e produtividade, enquanto que a população se beneficia com experiências inovadoras, serviços inteligentes e fáceis de usufruir.

Como resultado, a Internet das Coisas proporciona diversas melhorias em vários setores da esfera pública, como a infraestrutura urbana, antecipação de emergências, segurança pública, logística, dentre outros. A exemplo da segurança pública, a conexão de todas as coisas ajuda a implantar recursos de policiamento e, consequentemente, aumenta a eficiência do combate ao crime.

A IoT é o ingrediente perfeito na fórmula que acelera a transformação digital e o desenvolvimento urbano. Uma conquista para todos!

José Paulo de Oliveira, diretor de Setor Público da Cisco Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.