Agora que todo mundo trabalha na garagem ou no quarto, as pessoas serão as novas Apples

0

Toda grande crise, seja econômica, social ou sanitária, provoca transformações em diversos mercados. Mantendo a lógica de que todos nós cumprimos os requisitos necessários para a diminuição da pandemia causada pelo Covid-19, podemos entender a troca de hábitos ou novos entrantes no cenário. A rua foi trocada pela casa. Nunca fez tanto sentido as romantizadas histórias de empresas que nasceram na garagem.

Inclusive, essa reinvenção pode ser benéfica para o caixa do seu negócio ou até mesmo para o ganho de renda de pessoas físicas. Uma pesquisa do SEBRAE e da FGV apontou que as empresas digitalizadas foram as que tiveram mais facilidade de honrar as dívidas durante a pandemia. Dos mais de 6 mil entrevistados, 36% disseram ter dívidas em aberto no mês de julho. Nos 30 dias anteriores, eram 40%.

A pesquisa ainda aponta que 3% têm dívidas pagas em dia e 31% não têm dívidas. Dos que não estão em atraso, há características em comum: todos investiram na estratégia digital e em suas casas.

Esse número nos diz muito. Principalmente se trouxermos outra discussão para o jogo: as pessoas físicas, autônomas, que precisam de complemento de renda ou de saída financeira neste momento.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), mostrou que 2.663.309 registros de microempreendedores individuais foram abertos no Brasil, 8,4% a mais do que em 2019, segundo o Mapa das Empresas Ministério da Economia.

Outro ponto que trago, foi o considerável aumento do turismo local. Com a alta do dólar ou euro, os brasileiros optaram, cada vez mais, por passeios em seu próprio estado ou lugares nunca antes imaginados. Com isso, consequentemente, toda a cadeia produtiva dos determinados locais conseguiu se remodelar e se reencontrar. Sabe aquele lugar que não se encontra em agência de viagens, mas somente as pessoas da região conhecem? Esses lugares e pessoas se demonstraram cada vez mais importantes.

Com a abertura do mercado, pós-vacina, teremos fixados novos hábitos, costumes e agentes. O brasileiro tem uma capacidade de se reinventar. Quando tudo isso passar, bastará um smartphone e muita vontade de fazer a diferença na cidade onde vivemos, para empoderar e gerar renda.

Rui Santoro, empreendedor e CEO da Local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.